Filha do comandante que capturou Che Guevara é a 1ª mulher general na Bolívia

mindef.gob.bo

Gina Erika Fátima Reque Terán, a primeira mulher general das Forças Armadas da Bolivia, recebe do Presidente Evo Morales o sabre que a identifica como oficial de alta patente da entidade castrense.

Gina Erika Fátima Reque Terán, a primeira mulher general das Forças Armadas da Bolivia, recebe do Presidente Evo Morales o sabre que a identifica como oficial de alta patente da entidade castrense.

Em 1967, o comandante do exército boliviano Luis Reque Terán liderou a captura do guerrilheiro mais famoso da América Latina: Ernesto “Che” Guevara.

E quase meio século depois, a sua filha, Gina Reque Terán, tornou-se a primeira mulher a atingir a patente mais alta das Forças Armadas da Bolívia.

A filha do homem que perseguiu e capturou Che Guevara é a primeira boliviana a ter o bastão de comando de general – que recebeu das mãos do presidente do país, Evo Morales, em março passado.

Na América Latina as mulheres representam 4% da força militar, segundo Marcela Donadío, secretária executiva do centro de estudos Resdal, a Rede de Segurança e Defesa da América Latina.

Em países como a Venezuela, o Chile ou o Brasil, há já mulheres que alcançaram a patente de general ou almirante, e na Bolívia há mesmo duas mulheres general na Polícia Nacional.

Mas o caso de Reque Terán, de 53 anos, é singular.

Segundo explica Donadío à BBC, Renque Terán é a primeira mulher a atingir um cargo em que lidera tropas de combate, e também a primeira formada numa academia militar – uma trajetória com a qual a general sonhava desde pequena, inspirada pelo exemplo do pai.

“Desde pequena, tinha a intenção de seguir a carreira militar dos meus pais”, declarou a general à imprensa local.

Téran pertence ao Estado Maior boliviano, está casada com um militar e é mãe de dois filhos.

“Como mulher sinto-me muito agradecida por ter esta oportunidade – e também muito orgulhosa”, diz Reque Terán.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.