/

FIFA proibe fundos de investimento a partir de Maio

alegermino / Flickr

O presidente da FIFA. Joseph Blatter

O presidente da FIFA. Joseph Blatter

O Comité Executivo da FIFA decidiu hoje acabar com a propriedade de futebolistas por terceiros, ou seja, por fundos de investimento, a partir de 01 de maio de 2015.

“A interdição entrará em vigor a 01 de maio de 2015”, indica o comunicado da entidade que tutela o futebol mundial, precisando que “os acordos já existentes devem ser mantidos até à sua expiração contratual” e que “os novos acordos assinados entre 01 de janeiro e 30 de abril de 2015” estarão limitados à duração máxima de um ano.

A FIFA tomou a decisão de interditar esta prática a 26 de setembro, com o seu presidente, Joseph Blatter, a considerar que a interdição não poderia ser feita de imediato.

A posse de parte dos passes dos jogadores por fundos de investimento é algo comum na América do Sul, Espanha e Portugal, com os direitos desportivos dos futebolistas a pertencerem aos clubes e a investidores.

A questão dos fundos de investimentos em jogadores tem levantado discussão no futebol português, com o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, a defender o fim dos fundos, contando com a forte oposição do presidente do FC Porto, Pinto da Costa, defensor acérrimo destes.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.