FIFA alarga Mundial para 48 seleções a partir de 2026

60

drabikpany / Flickr

Gianni Infantino, antigo secretário-geral da UEFA e atual presidente da FIFA

Gianni Infantino, antigo secretário-geral da UEFA e atual presidente da FIFA

O Conselho da FIFA, órgão que substituiu o Comité Executivo, aprovou esta terça-feira, por unanimidade, o alargamento da fase final Mundial de futebol, a partir de 2026, de 32 para 48 seleções, distribuídas por 16 grupos de três equipas.

Nesta segunda reunião do novo Conselho da FIFA estavam em cima da mesa três propostas: manter o formato de 32 seleções e alargar para 40 ou 48 seleções a partir da edição de 2028.

“O Conselho da FIFA decidiu por unanimidade 48 seleções no Mundial a partir de 2026: 16 grupos de três equipas”, refere o organismo na sua conta oficial no Twitter.

O presidente da FIFA tinha admitido em outubro defender um “campeonato do mundo com 48 nações de forma a dar mais oportunidades a mais equipas”, estimando que uma “organização conjunta entre vários países” é um “ponto fundamental”.

Na altura, o presidente da FIFA explicou que as 16 melhores seleções apurar-se-iam diretamente para o Mundial, juntando-se depois as restantes 32 equipas, que iriam disputar um play-off entre si.

Daria hipóteses a mais equipas. Além disso, não haveria qualquer impacto no calendário futebolístico, uma vez que estes jogos de play-off seriam disputados em vez dos particulares antes do Mundial”, explicou.

O Campeonato da Europa de 2016, em França, contou com 24 seleções num torneio com um mês de duração e apenas oito países a ser eliminados no final da primeira fase.

Muitos argumentaram que o formato fez com que a qualidade fosse diluída, enquanto outros foram ficaram satisfeitos por ver o País de Gales chegar às meias-finais, enquanto a Islândia surpreendeu a Inglaterra no seu caminho para os quartos-de-final.

“As pessoas falam muito sobre um declínio no padrão da competição, mas na minha opinião a qualidade do Europeu não foi pior, pelo contrário. Houve seleções que não imaginávamos que poderiam ser tão fortes e com nível tão alto”.

ZAP // Futebol365 / Lusa

RESPONDER

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Norte-coreanos estão na Malásia para reclamar corpo de Kim Jong-nam

Uma delegação norte-coreana chegou esta terça-feira à Malásia para reclamar o corpo do meio-irmão do líder da Coreia do Norte, morto no aeroporto de Kuala Lampur com o químico VX, um poderoso agente nervoso, a …

A quantidade de ferimentos no rosto do Gustavito sugere que o animal tentou defender-se das facadas

Hipopótamo assassinado à facada no Jardim Zoológico de El Salvador

Um dos animais mais famosos de El Salvador foi brutalmente assassinado dentro do Jardim Zoológico nacional na semana passada. O hipopótamo Gustavito, de 15 anos, foi espancado e atingido com armas pontiagudas dentro da sua …

Maria da Conceição Rita, ou "Micas" como era conhecida, com Oliveira Salazar

Morreu Micas, a pupila de Salazar

"Micas", que ficou conhecida através de uma fotografia com Oliveira Salazar publicada no jornal O Século, morreu, esta segunda-feira, aos 87 anos de idade. Maria da Conceição Rita, mais conhecida por "Micas", morreu esta segunda-feira, aos …

A ministra do Ambiente espanhola Isabel Garcia Tejerina

Almaraz: Ministra espanhola garante “toda a transparência” aos “amigos portugueses”

A ministra espanhola do Ambiente garantiu esta terça-feira, em Bruxelas, “toda a transparência” sobre o armazém de resíduos nucleares em Almaraz, esperando mostrar à Comissão Europeia e aos “vizinhos e amigos portugueses” que o projeto …

Uma cápsula Dragon V2 da SpaceX em órbita

SpaceX vai levar dois turistas numa viagem em torno da lua em 2018

O fundador e CEO da empresa espacial SpaceX, Elon Musk, informou esta segunda-feira que duas pessoas contrataram a empresa para uma missão tripulada à volta da lua no final de 2018. Elon Musk afirmou que os …

O herdeiro da Samsung, Lee Jae-Yong

Herdeiro do império Samsung indiciado por corrupção

O herdeiro do império da Samsung e quatro outros executivos do maior fabricante de smartphones do mundo, foram indiciados por corrupção no âmbito do vasto escândalo que afeta a Coreia do Sul há meses, informou …

O premiado Cella Bar, no porto da Barca, na ilha do Pico

Temporal nos Açores destruiu "o bar mais bonito do mundo"

A forte ondulação marítima provocou esta segunda-feira danos na Madalena, na ilha do Pico, Açores, obrigando ao encerramento do porto, disseram à agência Lusa responsáveis das autoridades locais. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera …

A ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

Maria Luís disponível para dar esclarecimentos ao Parlamento

A ex-ministra das Finanças disse, esta segunda-feira, estar disponível para prestar esclarecimentos "em primeiro lugar" ao Parlamento, a propósito da polémica à volta das transferências para paraísos fiscais. Questionada pela agência Lusa, perante pedidos de explicações …

Bactérias Staphylococcus aureus numa placa de Petri

OMS publica lista das 12 superbactérias que ameaçam a Humanidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instou, esta segunda-feira, o Mundo a criar novos medicamentos para combater 12 superbactérias que resistem aos antibióticos e que ameaçam levar a uma explosão de doenças incuráveis. Os agentes patogénicos …

-

Novo acidente com carro alegórico no Carnaval do Rio faz 17 feridos

O número de feridos na sequência de um acidente, ocorrido esta madrugada, envolvendo um carro alegórico no Rio de Janeiro, o segundo do tipo no Carnaval carioca, subiu para 17, informaram fontes oficiais. O acidente ocorreu …