/

FIAT compra a totalidade da americana Chrysler

Chrysler Group

O CEO do grupo Chrysler,  Sergio Marchionne

O CEO do grupo Chrysler, Sergio Marchionne

O grupo italiano Fiat anunciou esta quinta-feira que chegou a acordo para comprar a totalidade das acções da norte-americana Chrysler, de que já detinha cerca de 60%.

A marca italiana, que já possui 58,5% de participação na Chrysler, vai adquirir os 41,5% restantes à VEBA, o fundo de pensões do United Auto Workers, o sindicato americano da indústria automóvel.

Em comunicado, a Fiat revela que pagará por esta aquisição 1,27 mil milhões de euros e afirma esperar que o negócio esteja concluído a 20 de Janeiro, completando um processo que começou em 2009.

A Fiat entrou como accionista no grupo Chrysler em 2009, a meio de uma grande crise do sector nos Estados Unidos, para evitar o fim do histórico construtor de automóveis norte-americano.

Desde então, a Fiat tem aumentado progressivamente a sua participação na Chrysler, seguindo um acordo que a empresa italiana assinou com o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos em 2009.

O Grupo FIAT detém, entre outras participações, as marcas de automóveis Fiat e Ferrari e o popular clube de futebol Juventus FC, de Turim.

ZAP/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.