/

Ferry incendeia-se na Grécia com 478 pessoas a bordo

Um incêndio deflagrou hoje a bordo de um ‘ferry’ italiano afetado pelo mau tempo ao largo da Grécia e uma operação de resgate foi iniciada para retirar as pessoas a bordo, informou a guarda costeira grega.

O ferry “Norman Atlantic” que saiu hoje do porto grego de Patras às 05:30 (03:30 em Lisboa) em direção ao porto italiano de Ancona, enviou um pedido de socorro quando se encontrava a 33 milhas náuticas da pequena ilha grega de Othonoi, de acordo com a AFP.

Segundo o Ministério do Mar grego, entre os passageiros estavam 268 gregos, sendo a tripulação constituída por 22 italianos e 34 gregos.

O mau tempo dificultou a operação de resgate dos ocupantes do ferry boat. As condições climatológicas são extremamente adversas, com ventos que alcançam força 8 na escala de Beaufort (entre 62 e 74 km por hora), chuva e granizo, informou a guarda litorânea da Grécia.

Sete navios mercantes cercaram o ferry numa tentativa de o proteger da força dos ventos, enquanto quatro navios de combate a incêndios gregos e italianos foram para o local.

Na operação de resgate participam as sete embarcações privadas, uma fragata da armada grega e quatro lanchas da guarda litoral, além de três helicópteros e dois aviões das forças aéreas grega e italiana.

150 passageiros já estão a salvo

As autoridades italianas conseguiram resgatar 150 pessoas de entre as 478 que estavam a bordo do “Norman Atlantic”.

Segundo informações da marinha militar italiana, não há, para já, registo de feridos.

40 dos passageiros resgatados tinham abandonado o ferry num bote salva-vidas, enquanto os restantes foram salvos por helicópteros enviados por Itália para a zona do acidente.

Segundo a agência France Press, várias pessoas em desespero pedem por telemóvel para ser socorridas do ferry em chamas ao largo da ilha grega de Corfu, enquanto as equipas de resgate lutam para chegar até elas, mostram imagens televisivas.

Um helicóptero da Força Aérea grega tentou repetidamente salvar duas pessoas que caíram de uma saída de emergência e ficaram presas na linha de água, à mercê de ondas de seis metros.

Entretanto, vários passageiros molhados e enregelados amontoam-se no deck superior e na ponte do navio e relatam o seu terror às televisões gregas através de contactos via telemóvel.

O incêndio deflagrou, aparentemente, na zona reservada aos veículos, onde estavam 195 automóveis, mas o calor atingiu rapidamente todo o navio.

Um dos passageiros, entretanto resgatado para outro navio, contou à televisão grega Mega que chegou a sentir os sapatos a derreterem.

O “Norman Atlantic”, de bandeira italiana, é operado pela companhia grega Anek, que durante a manhã de domingo permanece incontactável.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.