Fernando Tordo incendeia a Internet com morte de Soares e Cavaco

20119

Pedro Ribeiro Simões / Flickr

Fernando Tordo

Fernando Tordo

Uma simples publicação, que já foi apagada pelo próprio, deixou as redes sociais a ferver. O cantor Fernando Tordo fez um comentário no Facebook no dia do funeral de Mário Soares, envolvendo o nome de Cavaco Silva, e a polémica estalou.

A mensagem – sobre a ausência do ex-Primeiro-Ministro e antigo Presidente da República na última despedida a Soares. O post começou a ser partilhado na internet acompanhado de elogios e, sobretudo, insultos a Fernando Tordo.

(dr) Move

Post de Fernando Tordo sobre Soares e Cavaco

Não tenho ouvido falar de si, Cavaco Silva. Um dia chega a nossa vez, não é?

Houve quem achasse graça ao facto, houve quem visse ali um ‘desejo’ do cantor, atualmente a viver no Brasil.

E houve até quem trocasse acusações entre si: de um lado da barricada os que defendem Mário Soares e que o querem ver no Panteão Nacional (até já há uma página no Facebook para esse efeito), do outro os que insultam o falecido estadista, que jaz no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

Fui à página do Fernando Tordo para confirmar esta imbecilidade, pensei que fosse alguma manipulação, piada de mau gosto. Mas infelizmente foi mesmo da autoria do Fernando Tordo. Simplesmente triste, tanto podia dizer mas ficou-se pela mesquinhez….”, comentou uma cibernauta.

Do que não tenho dúvidas nenhumas é que, quando for o Cavaco e por cá andarmos, verão os ataques e comentários dos que hoje se indignam com os feitos ao MS!! A esquerdalha é perita em mostrar a sua “indignação”! Sempre muito democratas…”, comentou outra.

Os ressabiados da subsídio-dependência a mostrar a categoria intelectual que têm” e “Mas ele não está no Brasil ?? É que isto é tão mau….chau !!!!!!!!” foram outras das reações, que se referem ao facto de Fernando Tordo ter ido viver para o Brasil por escassez de trabalho em Portugal.

O cantor apagou entretanto a publicação e, já esta quarta-feira, fez um esclarecimento público no Facebook.

Quem na frase que aqui escrevi ontem conseguiu ler que eu desejava a morte a alguém, que saia já. A porta desta minha página tem uma virtude, como a de todos: está sempre aberta, para entrar e para sair. E eu dou uma ajuda. É simples, como sabem. Basta um clique, “bloquear”. Claro que fui eu quem escreveu a frase, e claro que fui eu quem a retirou”.

Mesmo assim a polémica continua, com alguns utilizadores a deixar comentários com mensagens de apoio a Tordo, e outros com insultos “às viúvas do Soares”.

Fernando Tordo conheceu Mário Soares quando andava no Colégio Moderno, fundado pelo pai daquele, João Lopes Soares.

Conheci-o tinha ele 35 anos. Como aluno, como artesão da Música e como cidadão tratou-me sempre muito acima do que eu pudesse merecer. Nunca fui “soarista”, ou do PS. Lamento muito não estar em Portugal para poder ir dar um abraço aos filhos dele”, escreveu depois de saber da notícia da morte.

Esta quarta-feira foi o terceiro e último dia de luto nacional pela morte do ex-presidente.

// Move

PARTILHAR

27 COMENTÁRIOS

  1. Agora que a austeridade acabou, o desemprego desapareceu, os impostos baixaram, a economia galopa, e o país voltou a ser um Jardim, o Tordo não volta porquê?

  2. Já li muita coisa sobre a morte, desta ou daquela pessoa. Só espero um dia que venha ao de cima o bom e o mau que se fez.
    Se história com se diz é para retratar a vida desta ou daquela pessoa, assim o tal “Portugal do Futuro” o dirá.

  3. Foi primeiro que eu mas de mim não recebe nenhum voto de confiança.
    O processo de descolonização foi uma autêntica vergonha mas como toda a gente fala, fala e nada fazem, os
    políticos são medidos pelas ações hoje e esquecidos amanhã.
    Já ninguém se lembra da queda do avião com o filho e o marfim.
    Já ninguém se lembra as observações quando o Passos cortou os subsídios ás fundações.
    A politica para os tugas é como um jogo de futebol : chama nomes ao arbitro no Domingo e esquece-o na
    2ª feira.

  4. MM
    Não sendo eu um “Soarista” ou apoiante do Partido Socialista ou de outro qualquer de Esquerda, lamento que certas pessoas, e agora que o Dr. Mário Soares nos tenha deixado, tanto tenham a dizer dele, e alguns até com alguma razão para o fazer, mas e por vezes em excesso!
    Caríssimos Senhores digam apenas e só isso, “Que a sua Alma esteja e descanse em Paz”!
    Sejamos todos e acima de tudo Portugueses e correctos! Viva Portugal!

  5. Despedida dos hipócritas

    Hoje, alguém do mundo partiu,
    não deu nada de pessoal a ninguém

    Comeu, bebeu, puta que o pariu

    Ele ficou rico e o povo sem vintém
    Não é o mesmo político distinto,
    qualquer semelhança é pura coincidência
    Este era um gajo que só bebia vinho tinto,
    que roubava e vigarizava com evidência
    Viveu à grande e à francesa
    sempre à conta de admiradores
    Amado por mulher, grande princesa,
    e, rodeado de bandos de abusadores
    que, com ele, venderam mundos e fundos,
    deixando milhares de incautos enganados,
    mas, protegido por amigos jucundos
    que enriqueceram com crimes abafados
    E, lá vai ele, feito herói do povo
    a caminho da última e rica morada
    numa homenagem nada de novo
    a coberto de mais uma lei apalavrada

    Paz à tua alma sem Deus
    desejam amigos que foram teus

    João Pina
    9.01.2017

  6. Pois João Pina…….
    Só para dizer, que acho e penso que tem muita, muita razão…..
    Mas: e cadê dos outros !!!!!!!!!!!!!!

  7. Fernando Tordo escapou-se para o Brasil por falta de trabalho, evidentemente que a culpa não deve ser do público mas dele que já enjoava este com tanta dose de politica nas suas canções, descontente vem desabafar em forma de provocação contra quem não partilha com ele da mesma ideia politica, normalmente chama-se a isto mau perder, pode ser que lá pelo Brasil ainda encontre quem se deixe embalar em canções de adormecer!.

  8. De facto o português comum tem o dom de ver palavras onde não existem..é engracado…o português gosta muito de inventar porcarias do nada…é a chamada geracao espontânea…como é possível um simples comentário sem grande importância dar em algo que parece uma ofensa..um insulto?! Dá que pensar…andam a fazer más gestões nos bancos e o povo tem de pagar e dão mais importância a este comentário?!?!? Realmente o português pega em coisas que não lembram ao diabo…

  9. O Sr. Fernando Tordo tem todo o direito a publicar a sua opinião como outro qualquer cibernauta.
    Quanto a um ou outro interviente no post do cantor é-me indeferente o pensar de cada um só me cabe respeitar as ideias dos outros .
    Que os dois foram muitíssimo péssimos estadistas lá isso foram. A História que não seja escrita nos tempos destes dois.

  10. Fernando Tordo, mas quem é este gajo.
    Nunca trabalhou, tem andado por aí no faz que faz com as manias próprias de alguma rapaziada de Lisboa.
    Não passa de um imbecil que deve ser ignorado.

  11. Coitado do Fernando. Deve ter levado uma cornada ( de tanto cantar Tourada)e ficou afetado. Tenho pena dele. Desejo-lhes as melhoras

RESPONDER

O papa Francisco

Visita do Papa abre excepção para gastos até 5 milhões por ajuste directo

O governo criou uma excepção à medida no âmbito da visita do Papa a Fátima, permitindo a contratualização de despesas por ajuste directo até um montante máximo de 5,1 milhões de euros. O novo decreto-lei publicado …

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado constituído arguido na Operação Marquês

O ex-presidente do BES Ricardo Salgado está a ser interrogado pelo Ministério Público depois de ter sido constituído arguido, esta quarta-feira, no âmbito da Operação Marquês, o processo que envolve José Sócrates. De acordo com a …

O ministro das Finanças, Mário Centeno, no debate do OE 2017

Centeno exalta-se com as críticas do PSD. "Não faz ideia do que é um banco!"

Mário Centeno zangou-se no Parlamento com as críticas do deputado do PSD António Leitão Amaro e aumentou o tom para lhe responder, durante a audição sobre a Caixa Geral de Depósitos. "Não faz a menor ideia …

-

Atentado suicida contra forças governamentais faz dezenas de mortos no Mali

Um bombista suicida matou esta quarta-feira pelo menos 37 ex-rebeldes e membros de grupos armados pró-governamentais na cidade de Gao, no norte do Mali, indicou uma fonte militar. Fontes médicas falam em mais de 60 mortos. "Um …

José Manuel Silva, bastonário da Ordem dos Médicos

Bastonário da Ordem dos Médicos alerta para o "negócio milionário" da Saúde 24

Um dia antes das eleições que vão escolher o seu sucessor, José Manuel Silva denuncia a linha de apoio como sendo um "negócio milionário" e um "desperdício", comparando com a situação no SNS, onde "quase …

Apanha da azeitona

Autarca denuncia trabalho escravo no Alentejo

Há trabalhadores imigrantes que vivem em condições deploráveis no Alentejo, uma situação de verdadeiro "trabalho escravo" que é "uma vergonha" para o país. A denúncia é feita por um autarca em plena campanha da apanha …

-

Infarmed alerta para riscos de automedicação com omeprazol

O Infarmed vai alertar a população para os riscos da automedicação com omeprazol, um fármaco para a úlcera gástrica e a doença do refluxo gastro esofágico, cuja utilização prolongada sem indicação clínica tem "efeitos adversos …

-

Autor do ataque em Istambul planeou massacre na praça de Taksim

O autor confesso do atentado perpetrado numa discoteca na noite de passagem de ano em Istambul declarou que o plano inicial era cometer um massacre na praça Taksim, no centro da cidade turca, informa o …

Manuel Valls, primeiro-ministro da França

Manuel Valls agredido com um estalo durante campanha em França

O ex-primeiro-ministro de França e candidato às presidenciais francesas, Manuel Valls, foi recebido com um estalo de um jovem, esta terça-feira, quando saía do edifício camarário de Lamballe, na região da Bretanha. Enquanto cumprimentava a população, …

O português Manuel Mendes terminou em terceiro lugar na classe T46 a Maratona dos Jogos Paralímpicos

Atletas paralímpicos vão passar a ter prémios iguais aos dos olímpicos

O Orçamento de Estado (OE) para 2017 prevê a equiparação dos prémios a atribuir aos atletas olímpicos e paralímpicos, devendo agora o Governo alterar a legislação sobre a matéria. Por proposta do PCP, a Lei 42/2016 …