/

FC Porto vence Varzim e segue em frente na Taça

Estela Silva / Lusa

André André e Christian Tello marcaram os dois golos do FC Porto na Póvoa do Varzim

André André e Christian Tello marcaram os dois golos do FC Porto na Póvoa do Varzim

O FC Porto garantiu hoje a passagem à quarta eliminatória da Taça de Portugal, ao derrotar o Varzim, da Segunda Liga, por 2-0, com golos de Tello, na primeira parte, e André André, no último minuto.

Os ‘dragões’ acabaram por não ter uma tarefa fácil, perante um Varzim aguerrido, que em vários momentos manteve a contenda equilibrada, embora não resistindo o maior poderio individual do adversário.

A equipa de Julen Lopetegui, que surgiu sem as principais individualidades, até poderia ter resolvido mais cedo, mas, sobretudo na segunda parte, acabou por ser demasiado perdulária, logrando o tento da tranquilidade apenas no suspiro final do desafio.

Ainda assim, até foi o Varzim a entrar melhor, explorando alguma falta de entrosamento dos ‘dragões’ para criar a primeira oportunidade do encontro, num remate cruzado de Adilson, logo aos quatro minutos, que saiu um pouco lado.

O FC Porto não demorou a reagir, e, 10 minutos depois, Bueno, uma das três estreias a titular, juntamente com Helton e Lichnovsky, deixou o primeiro aviso à baliza poveira, com um remate por cima.

O espanhol dos ‘azuis e brancos’ voltou a estar em destaque, aos 20 minutos, desta com uma assistência para Christian Tello, que depois de deixar um defesa para trás, arrancou para o 1-0, com um remate sem hipótese para Ricardo.

Apesar do revês, os donos do terreno não esmoreceram, e, logo de seguida, Rodrigo Dantas e Rui Coentrão tiveram boas oportunidades para restabelecer o empate.

Apesar da toada de equilíbrio, acabou por ser o FC Porto, ainda antes do intervalo, a protagonizar mais perigo, primeiro num cabeceamento de Evandro e, depois, num desperdício de Pablo Osvaldo, que, isolado, permitiu a defesa de Ricardo.

No segundo tempo, a partida desceu de qualidade, com o FC Porto a baixar o ritmo, parecendo acomodado à vantagem mínima, enquanto o Varzim, apesar de esforçado, não conseguia articular o seu jogo de forma objetiva.

Nesta toada, a partida centrou-se muito em inconsequentes batalhas do meio campo, apenas quebrada por algumas iniciativas individuais dos jogadores do FC Porto, mas que não tinham a melhor sequência no capítulo da finalização.

Espelho disso foi a prestação de Osvaldo, que, em duas oportunidades com o guarda-redes pela frente, fez o mais difícil, falhando o alvo.

Com o avançar do cronómetro, os poveiros foram perdendo as forças e clarividência e, com as lesões de Abel e Stanley, dois dos melhores da formação da casa, permitirem aos ‘dragões’ acentuarem a pressão.

Assim, já no último minuto, o ex-poveiro André André, entrando para os instantes finais, acabou apontar o golo da tranquilidade, para os dragões, estabelecendo o 2-0 final.

Futebol 365

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.