/

FC Porto perde dois pontos na visita ao Moreirense

José Coelho / Lusa

-

O FC Porto empatou hoje 2-2 na visita ao Moreirense, a contar para a sexta jornada, tendo desperdiçado duas vantagens e colocando em risco a liderança da Primeira Liga.

Maicon, aos 18 minutos, e Corona, aos 79, marcaram os golos dos ‘azuis e brancos’ mas o conjunto minhoto conseguiu empatar por intermédio de Iuri Medeiros (51) e André Fontes (88) e os ‘dragões’ falharam o objetivo de manter a pressão para os ‘rivais’ que só entram em ação no sábado.

Pela primeira vez em dois jogos seguidos, Lopetegui repetiu um quarteto defensivo, tendo apostado em Maxi Pereira, Maicon, Marcano e Layún, mas em relação ao clássico da última jornada (vitória caseira por 1-0 sobre o Benfica) o técnico espanhol fez entrar Herrera, Danilo e Osvaldo de início.

Já o Moreirense, em relação ao último encontro (derrota por 2-0 em casa do Belenenses), só mudou André Micael, que substituiu o até aqui totalista Danielson no centro da defesa, e João Palhinha que destronou o até aqui indiscutível Filipe Gonçalves no meio campo.

Pelo facto de estar na liderança, ainda que a par com o Sporting, e perante um Moreirense em penúltimo lugar da tabela, que até aqui só tinha conquistado um ponto em cinco jogos, adivinhava-se que a missão dos portistas fosse fácil, mas o clima de baixa pressão também mostrou ter riscos.

O Moreirense entrou em jogo pressionante e a saber aproveitar as perdas de bola dos visitantes, nomeadamente uma de Marcano logo no primeiro minuto de jogo que Iuri Medeiros quase completava para golo, mas Iker Casillas ‘salvou’.

Sem Aboubakar na frente – provavelmente poupado para a receção de terça-feira ao Chelsea para a Liga dos Campeões – a equipa ‘azul e branca’ entrou de forma tardia no jogo e só após o 1-0 passou a ditar regras.

O golo de Maicon, fruto de um livre direto muito bem colocado, aos 18 minutos, ajudou a desbloquear a estratégia portista e, aos 25 minutos, Osvaldo podia ter ampliado, mas Stefanovic – o guarda-redes jugoslavo que já se tinha estreado como titular na Luz (derrota 3-2), aproveitando a lesão do brasileiro Nilson para agarrar o lugar – defendeu de forma incompleta, mas a defesa minhota completou o alívio.

Seguiu-se um período de jogo mais morno, com o conjunto portista a saber gerir a vantagem magra, mas segura, face à pouca ambição que os vimaranenses passaram a demonstrar até que André André disparou, aos 42 minutos, e quase fazia o segundo golo da noite, justificando o porquê de ser titular pela quarta vez consecutiva.

Antes do intervalo, Lopetegui ainda viu a equipa ficar privada de Brahimi, o argelino saiu com queixas no joelho direito, tendo sido substituído sem surpresas por Varela que, na segunda parte com a troca de Herrera por Tello (59 minutos), passou a ser dono do corredor esquerdo já que o até aí desaparecido Corona foi apoiar Osvaldo no centro do ataque.

Maicon, nos descontos da primeira parte, ainda cabeceou e assustou Stefanovic, que evitou o segundo dos portistas, uma vantagem que lhes teria dado jeito no arranque do segundo tempo já que aos 50 o Moreirense empatou a partida, através do único – salvo a oportunidade dos primeiros segundos de jogo – lance de perigo criado até então.

A bola ainda bateu no poste da baliza à guarda do espanhol Iker Casillas, mas Iuri Medeiros acabaria por assinar o 1-1 depois de tabelar com Cardozo, que fugiu bem a Maicon.

O FC Porto viu-se na obrigação de ‘empurrar’ a equipa orientada por Miguel Leal para a sua zona defensiva e sucederam-se os remates à baliza até que, já com o camaronês Aboubakar em campo, Corona repôs a vantagem, aos 79 minutos, com um golo após boa combinação com Maxi Pereira.

Mas André Fontes, aos 88, após passe de Sagna, voltou a empatar ‘gelando’ por completo a comitiva portista.

Com este empate o Fc Porto passa a ter 14 pontos, podendo ser ultrapassado pelos ‘leões’, enquanto o Moreirense consegue um ponto saboroso, necessário e provavelmente moralizador mas mantém-se em zona de descida.

Futebol 365

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.