/

FC Porto defronta Roma no acesso à Liga dos Campeões

(dr) FCPorto / Facebook

-

Os dragões não tiveram muita sorte e vão defrontar aquela que era considerada a equipa mais difícil que podia sair do sorteio.

Numa pouco habitual situação de disputar o acesso à fase de grupos através de um play-off a duas mãos, dado o terceiro lugar na I Liga em 2015/16, o FC Porto entrou mais cedo do que habitual no sorteio da UEFA e a sorte ditou como opositor uma Roma que volta a ser candidata ao título em Itália.

Os portistas vão disputar a primeira mão do play-off a 16 ou 17 de agosto, no Estádio do Dragão, e a 23 ou 24 do mesmo mês deslocam-se ao Estádio Olímpico de Roma, onde procurarão validar a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões, juntando-se, assim, a Benfica e Sporting, apurados diretamente.

Com um plantel a rondar os 500 milhões de euros, a Roma reforçou-se esta época com o português Mário Rui e, apesar de ter perdido Pjanic para a campeã Juventus, conta ainda nas suas fileiras com Wojciech Szczęsńy, Radja Nainggolan, Mohamed Salah, Edin Džeko, Antonio Rudiger, Francesco Totti e Stephan El Shaarawy.

A Roma, treinada por Luciano Spalletti, que substituiu o francês Rudi García em janeiro, foi terceira classificada na última Liga italiana (com 80 pontos, menos dois do que o Nápoles, segundo, e 11 do que a campeã Juventus) e apurou-se, tal como o FC Porto, diretamente para o play-off.

O clube de Francesco Totti – que irá cumprir em 2016/17 a 25.ª e última temporada como jogador do clube – já realizou quatro jogos nesta pré-temporada, vencendo o Pinzolo Campiglio, das divisões amadoras de Itália, por 16-0, os russos do Terek Grozny por 3-2 e, no âmbito de uma digressão na América do Norte, o Liverpool por 2-1 e os canadianos do Montreal Impact por 2-0.

A Roma já participou por nove vezes na Liga dos Campeões e por uma única vez no anterior formato de Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1983/84, tendo chegado à final e perdido em casa frente ao Liverpool, nos penáltis.

Para além disso, foi por três vezes campeã italiana (1941/42, 1982/83 e 2000/01), conquistou nove Taças de Itália (1964, 1969, 1980, 1981, 1984, 1986, 1991, 2007 e 2008), duas Supertaças italianas (2001 e 2007) e uma Taça das Cidades com Feiras (1961).

Em confrontos oficiais, há registo de uma eliminatória disputada com o FC Porto, em 1981/82, para a segunda ronda da Taça das Taças: após um nulo em Roma, golos de Mick Walsh e Costa valeram uma vitória por 2-0 nas Antas e passagem aos quartos de final.

O confronto entre o FC Porto e a Roma é o duelo grande do play-off de acesso à Liga dos Campeões, que juntou ainda o Mónaco, do treinador português Leonardo Jardim e de João Moutinho, Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro, aos espanhóis do Villarreal.

Já o Arouca, que ontem empatou 0-0 com o Heracles Almelo, vai defrontar os gregos do Olympiacos no play-off de apuramento para a Liga Europa de futebol.

Em estreia absoluta nas competições europeias, o Arouca começa por receber os gregos, a 18 de agosto, deslocando-se à Grécia a 25 de agosto.

Jogos dos sorteios:

Liga dos Campeões

Ludogorets – Plzen
Celtic – H. Beer Sheva
Kobenhavn – Apoel
Dundalk FC – Legia Warszawa
Dinamo Zagreb – RB Salzburg
Steaua – Man City
FC Porto – Roma
Ajax – Rostov
Young Boys – Mönchengladbach
Villarreal – Monaco

Liga Europa

FK Astana – BATE Borisov
AEK Larnaca – Liberec
Dinamo Tbilisi – PAOK
Arouca – Olympiakos
Midtjylland – Osmanlispor
Austria Wien – Rosenborg
Beitar Jerusalem – St.Etienne
Trencin – Rapid Wien
Lokomotiva Zagreb – Genk
Vojvodina – AZ
Maribor – Gabala FK
AA Gent – Shkendija 79
Slavia – Anderlecht
Basaksehir – Shakhtar
Astra Giurgiu – West Ham
SonderjyskE – Sparta
Fenerbahce – Grasshopper
Sassuolo – Crvena Zvezda
Brondby – Panathinaikos
Goteborg – FK Karabakh
FK Krasnodar – FK Partizani
Maccabi Tel Aviv – Hajduk Split

ZAP / Futebol 365

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.