/

Faturas separadas (e atenção ao e-fatura) para não perder deduções do IRS

Mesmo que ainda esteja na ressaca da entrega do IRS de 2014, é preciso começar a pensar na declaração do próximo ano. As mudanças nas regras fazem com que, para facilitar a sua vida no início do próximo ano, seja melhor pedir faturas separadas para as despesas com deduções. 

O Jornal de Negócios elaborou um guia com um apanhado dos cuidados a ter com as despesas dedutíveis. Não basta ter faturas para as deduzir no IRS: é melhor pedi-las em separado, consoante o tipo de despesas, verificar se foram enviadas pelos comerciantes e garantir que foram corretamente classificadas pelas Finanças.

A partir de agora há uma categoria nova, a de despesas gerais e familiares, que permite uma dedução máxima de 250 euros por sujeito passivo, para a qual pode descontar até 715 euros em faturas.

Contudo, se fizer compras de medicamentos ou material escolar no supermercado, o melhor é pedir faturas separadas para que seja mais fácil alterar os valores no site do e-fatura, uma vez que cada fatura é associada a um tipo geral de despesas, e não os produtos específicos.

Não se esqueça que as suas faturas do supermercado serão sempre registadas como despesas gerais e familiares, e é preciso, no site do e-fatura, especificar que as faturas que pediu em separado correspondem a outro tipo de despesas.

Por outro lado, na farmácia, pode ser preciso cuidados extra: se na mesma fatura tiver medicamentos com 6% de IVA e outros que não precisam de receita, a 23% de IVA, pode perder o direito a abater os valores dessa fatura que dizem respeito a despesas de saúde.

A solução é a mesma dos outros lugares: pedir faturas em separado.

É importante acompanhar o processo através do site e-fatura, onde pode confirmar se os comerciantes registaram as suas faturas (se não estiverem ainda registadas, há um campo para fazê-lo) e, principalmente, verificar se estão bem classificadas.

É possível que, se se esquecer de pedir faturas separadas, os valores registados automaticamente no e-fatura não batam certo com as suas contas na ponta do lápis. Nesses casos, de acordo com a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, precisa contactar a Autoridade Tributária sempre que não conseguir deduzir uma despesa de educação ou saúde no IRS.

Se quiser explorar a fundo as diferenças que surgiram com a reforma do IRS, consulte as respostas do Governo às perguntas frequentes sobre o tema.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.