Farol de Alexandria, uma das Maravilhas do Mundo Antigo, vai ser reconstruído

1

Emad Victor SHENOUDA / Wikimedia

Desenho do Farol de Alexandria, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo

As autoridades egípcias vão reconstruir o Farol de Alexandria, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

O edifício ficou severamente danificado devido a vários terramotos que assolaram Alexandria e a zona do Mediterrâneo, entre os Séculos III e XVII, e vai agora ser reconstruído nas proximidades do local onde originalmente se encontrava.

Os planos para a reconstrução tinham sido elaborados há muito pelo governo autónomo de Alexandria e foram agora aprovados pelo Comité Permanente das Antiguidades Egípcias, revela o Secretário Geral do Tribunal Supremo de Antiguidades, Mostafa Amin, em declarações ao The Cairo Post.

Um último estudo, visando a edificação, já foi enviado ao governador de Alexandria para que o projecto avance definitivamente.

O Farol de Alexandria, também conhecido como “Pharos“, foi construído pelo arquitecto grego Sóstrato de Cnido durante o reinado de Ptolemeu II Filadelfo. Acredita-se que a sua edificação ficou concluída por volta de 280 d.C..

Com uma altura de cerca de 130 metros, foi, durante vários Séculos, o mais alto edifício do mundo construído por mãos humanas.

“O edifício original tinha três andares: uma secção inferior quadrada com um núcleo central, uma secção mediana octogonal e uma secção circular no topo”, conforme explica o professor de arqueologia Fathy Khourshid, em declarações citadas pelo The Cairo Post.

A ideia, agora, é reconstruir o Farol de Alexandria a poucos metros da sua localização original, no local onde actualmente a Cidadela de Qaitbay, nota o The Cairo Post.

ZAP

1 Comment

  1. Reconstruído?! Se não existe lá nada, nem sabem como era… Mais um atentado à paisagem, com um mamarracho em perspectiva, provavelmente de betão armado. Em todo o lado, há que alimentar os patos-bravos. Se matassem antes a fome aos egípcios, isso sim.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.