/

Farmacêutica Bayer quer comprar gigante Monsanto

Wilson Dias / Flickr

-

O grupo farmacêutico Bayer está a negociar a eventual aquisição da empresa norte-americana Monsanto. A multinacional alemã já apresentou uma proposta.

Em comunicado enviado ao mercado, a Bayer confirmou a intenção de aquisição, revelando que houve conversas preliminares à proposta de compra. “A equipa de gestão da Bayer reuniu recentemente com os responsáveis da Monsanto para falar em privado da aquisição da Monsanto”, lê-se no comunicado.

O valor envolvido na operação ainda não foi divulgado por nenhuma das empresas.

A Monsanto Company, líder global no setor de sementes modificadas, que tem uma valorização de mais de 42 mil milhões de dólares, afirma em comunicado ter recebido uma proposta de aquisição, que descreve como não vinculativa e não solicitada, mas acrescenta que o conselho de administração está a analisar a oferta.

Caso acabe por adquirir a Monsanto, a Bayer pode tornar-se a maior produtora a nível mundial de sementes e produtos químicos, pretendendo tornar-se um líder global com oferta integrada de produtos e serviços no setor agrícola.

A Monsanto, respondendo por cerca de um quarto do mercado global de sementes, é a maior produtora de batatas do mundo, com uma quota de 26%, seguida pela DuPont (que se fundiu com a Dow Chemical em dezembro) com 21%.

Já a Bayer é o segundo fabricante de produtos químicos para a agricultura, com uma quota de 18%, atrás da Syngenta (adquirida pela ChemChina por 40 mil milhões de dólares), que conta com 19% do mercado.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.