FARC reafirmam interesse em formar partido político

Institute for National Strategic Studies

Coluna de guerrilheiros das FARC, na Colômbia

Coluna de guerrilheiros das FARC, na Colômbia

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) reiteraram hoje (29) que pretendem formar um partido político depois ser assinado o acordo de paz em negociação com o governo colombiano. O fim do conflito é negociado desde novembro de 2012.

Num comunicado divulgado em Havana, Cuba, pela delegação de negociadores da guerrilha, o grupo afirmou que procura uma saída política para o conflito armado que dura há meio século, e adiantou que, uma vez concluído o processo de paz, pretende participar no cenário político do país.

“Se agora nos encontramos a dialogar pela reconciliação é porque existe uma força clandestina e forte, que representa uma massa disposta a tomar, de uma vez por todas, a condução do seu destino”, diz o comunicado. As FARC voltam também a pedir uma Assembleia Nacional Constituinte, rejeitada várias vezes pelo governo, o que se constitui num dos pontos conflituosos das negociações.

Em novembro do ano passado as FARC e o governo colombiano anunciaram que haviam chegado a um acordo parcial sobre o tema da participação política da guerrilha, depois de assinado um acordo de paz, mas na época não foram divulgados detalhes sobre uma eventual inserção política de ex-integrantes da guerrilha no sistema político do país.

A participação política das FARC é um dos temas mais polémicos, que enfrenta a rejeição de alguns sectores da sociedade, especialmente em sectores ligados a partidos conservadores.

ZAP / ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.