/

FARC anunciam cessar-fogo unilateral

Institute for National Strategic Studies

Coluna de guerrilheiros das FARC, na Colômbia

Coluna de guerrilheiros das FARC, na Colômbia

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) anunciaram hoje um cessar-fogo unilateral na Colômbia, “por tempo indeterminado”, no quadro das negociações de paz em curso com o Governo de Bogotá.

“Decidimos declarar um cessar-fogo unilateral e a interrupção das hostilidades, por tempo indeterminado, o que deverá conduzir a um armistício“, lê-se no blogue da delegação das FARC em Havana, capital de Cuba, onde decorrem as negociações entre a guerrilha e o Governo colombianos.

O recurso às armas está agora reservado a casos de ataque.

O diálogo entre o principal grupo de guerrilha e o Governo da Colômbia foi retomado há uma semana, após ter sido ultrapassada a pior crise política desde o início das conversações, em novembro de 2012.

A última sessão de conversações tinha decorrido a 02 de novembro e deveria ter-se repetido a 18 de novembro, mas, dois dias antes, Bogotá anunciou a suspensão do diálogo, após o sequestro do general Ruben Alzate e de dois acompanhantes, atribuído às FARC.

Duas semanas depois, as FARC libertaram os três prisioneiros, permitindo o recomeço do diálogo.

As conversações já permitiram acordos parciais sobre desenvolvimento rural, combate ao tráfico de droga e participação da guerrilha na vida política, após um acordo geral.

Após a conclusão do capítulo sobre as compensações às vítimas, permanecem por abordar o fim efetivo do conflito e as modalidades de ratificação de um eventual acordo de paz global.

O conflito na Colômbia, que envolveu o exército, as guerrilhas marxistas das FARC e do Exército de Libertação Nacional (ELN), paramilitares de extrema-direita e bandos criminais com ligações ao narcotráfico provocou, nos últimos 50 anos, mais de 220.000 mortos e cinco milhões de deslocados, segundo os números oficiais.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.