Famílias sem filhos pagam menos IRS

2

Famílias sem filhos vão pagar menos IRS do que as que têm dependentes em casa, situação provocada pela troca do quociente familiar pela dedução do valor fixo de 550 euros.

As famílias sem filhos vão sair mais beneficiadas no IRS do que as que têm dependentes a cargo e um nível igual de rendimento, avança o Jornal de Notícias.

Ou seja, se ganha exatamente o mesmo que um colega de trabalho, por exemplo mais de mil euros, mas a única diferença é que tem filhos e ele não, é provável que ele tenha uma redução do IRS maior do que a sua.

De acordo com o JN, esta situação é provocada porque, a partir de um determinado valor mensal, a substituição do quociente familiar por uma dedução de valor fixo vai inevitavelmente causar um agravamento do imposto face ao ano passado e acabar por “absorver” o efeito positivo do recuo da sobretaxa.

Simulações realizadas pela Deloitte mostram que, para casais em que ambos trabalham e têm um membro dependente, a atribuição de uma dedução fixa de 550 euros por cada filho só é favorável se receberem, cada um, menos de 853 euros mensais.

No caso das famílias monoparentais, esta situação acontece aos 910 euros por mês e, nos casais em que apenas um é titular de rendimentos, aos 1413 euros.

Assim, no caso dos casados ou solteiros com filhos, com uma remuneração acima dos valores mencionados, serão chamados a pagar mais IRS este ano do que em 2015.

Inicialmente, até pode não se notar esse agravamento, mas vai acabar por acontecer uma vez que a sobretaxa foi reduzida por duas vias: pelo efeito do novo salário mínimo nacional e pela criação de taxas diferentes consoante os escalões.

Por outro lado, para quem não tem filhos, a situação revela-se positiva porque vão beneficiar do alívio da sobretaxa e ainda da atualização dos escalões do IRS.

Para estes casos, a questão do quociente familiar e dedução fixa não entra nas contas, logo o IRS vai sempre baixar.

“Como o regime da dedução fixa acaba por ser menos favorável a partir de determinado patamar de rendimento, todas as pessoas que não têm filhos garantem uma redução do imposto, mas quem tem dependentes terá um agravamento”, explica Luís Leon, da Deloitte, em declarações ao JN.

ZAP

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.