//

Família procura pela internet dador para filha com leucemia rara

teammargotmartini / Facebook

Margot Martini e os pais

Margot Martini e os pais

A família de uma menina de um ano e meio que sofre de um caso raro de leucemia lançou na internet uma campanha para buscar um doador de medula óssea.

Até agora mais de 30 mil pessoas em todo o mundo já responderam ao apelo, lançado no You Tube, Facebook e Twitter, e requisitaram kits de raspagem da parede interna da bochecha para testar se estão aptas a fazer a doação.

Margot Martini foi diagnosticada em outubro do ano passado com uma combinação rara das leucemias linfóide e mielóide agudas.

Desde então, Margot está internada no hospital infantil Great Ormand Street, em Londres, e já passou por três ciclos de quimioterapia.

Mas os seus médicos, que dizem ter visto apenas três casos deste tipo de tumor nos últimos dez anos, dizem que ela precisa mesmo é de um transplante de medula.

Os pais e os dois irmãos de Margot foram submetidos ao exame de Antigénios Leucocitários Humanos, mas nenhum deles é dador compatível.

“É difícil porque pelo menos nove antigénios devem ser compatíveis e Margot tem um que é muito difícil de encontrar”, contou o pai da menina, Yaser Matini, ao jornal londrino Evening Standard.

teammargotmartini / Facebook

Margot Martini

Margot Martini

Registro de dadores

Perante os resultados decepcionantes, Yaser decidiu lançar um apelo global em busca de um doador para a filha, através de um vídeo (abaixo) que produziu e lançou no You Tube.

O vídeo já teve mais de 74 mil acessos e a campanha ganhou apoio de actores britânicos famosos, como Stephen Fry.

“Desde então estou a todo vapor. Fico de pé até os meus olhos se fecharem às quatro da manhã e não paro de pensar: será que estou a fazer tudo o que posso?”

Yaser acredita que a forma como os hospitais fazem as buscas nos registos de dadores internacionais é “arcaica“.

“Em muitos países apenas seis antigénios são analisados. Chegaram a dizer-nos que três brasileiros seriam dadores potenciais. Mas quando vieram testar os dez antigénios, não eram compatíveis.”

Yaser afirma que nunca tinha pensado em procurar dadores antes.

“Não pensamos nisso até o cancro nos afetar. Por favor, por Margot e por todas as pessoas que têm cancro: registe-se como dador, faça a raspagem e salve uma vida”, apela o pai.

 

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.