Família italiana encontrou tesouro arqueológico nas obras da casa de banho

(dv) Museo Faggiano

Museu Faggiano em Lecce, Itália

Tudo começou por causa de uns canos estragados numa casa de banho. Depois de azulejos e paredes partidas, Luciano Faggiano e os seus filhos encontraram um tesouro arqueológico que deu origem ao mais carismático museu de Lecce, em Itália.

Neste país banhado pelo Mediterrâneo, qualquer escavação pode levar a vários achados arqueológicos – e foi isso mesmo que aconteceu com a família Faggiano, que descobriu, por trás da parede de uma casa de banho, uma cidade da época messápia, ou seja, de 500 anos antes da conquista dos romanos.

Foi em 2000 que esta família começou as obras na residência, que tinha estado arrendada, visando transformá-la num restaurante típico italiano. Havendo um problema com os canos da casa de banho, Luciano Faggiano e os seus filhos começaram a partir azulejos e paredes, e foi então que se depararam com a extraordinária descoberta.

Andrea Faggiano, um dos filhos do sortudo pai de família, conta à BBC que, nos últimos anos, já encontraram “mais de cinco mil peças de cerâmica” de várias épocas históricas.

As escavações feitas no local chegaram aos 15 metros de profundidade e, entre as descobertas arqueológicas, estão ossários, tanques e desenhos datados de há 2.500 anos.

Em 2001, depois de os boatos da descoberta terem alastrado pela vizinhança, a autarquia de Lecce ordenou o término nas escavações, que decorriam de forma ilegal, pretendendo tomar conta da situação. Volvido um ano, as autoridades ainda não tinham feito nada, e Luciano Faggiano ofereceu-se para continuar as escavações com a supervisão de arqueólogos.

O Museu Faggiano acabou por ser inaugurado em 2008 e foi uma ideia do patriarca da família. Está aberto ao público em pleno centro histórico de Lecce e pode fazer-lhe uma visita virtual através do vídeo que se segue.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.