Falta de sono aumenta vontade de comer alimentos doces e salgados

cc_photoshare / FLickr

-

A falta de sono aumenta no sangue um sinal químico que amplifica o gosto por comida e, em particular, por lanches doces e salgados ricos em gordura.

De acordo com um novo estudo, investigadores perceberam que a privação de sono está intimamente ligada com um eventual aumento de peso.

A pesquisa foi realizada entre 14 jovens voluntários saudáveis que, quando se viam privados de dormir, tinham preferência por comer biscoitos, caramelos ou batatas fritas, alimentos que os cientistas consideraram como “gratificantes”.

Os jovens sentiram vontade de comer este tipo de alimentos, doces ou ricos em gordura, apesar de apenas duas horas antes terem ingerido uma porção de comida suficiente que satisfazia 90% das suas necessidades calóricas diárias.

“Descobrimos que a falta de sono estimula um sinal que aumenta o aspeto hedonista à ingestão de alimentos, ou seja, prazer e satisfação através dos alimentos”, disse o endocrinologista da Universidade de Chicago, Erin Hanlon, um dos autores do estudo.

Segundo o especialista, a falta de sono, “parece aumentar” a vontade de ingerir alimentos, à semelhança daquilo que o ingrediente ativo da marijuana faz ao cérebro.

No mesmo estudo, os investigadores salientam ainda que por cada hora extra acordado são necessárias 17 calorias extra.

Por cada quatro horas de sono perdido, os voluntários precisariam de cerca de 70 calorias. No entanto, consumiram mais de 300 calorias, algo que sendo sistemático “pode causar um aumento significativo do peso”.

Move

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.