Falta de cola nos envelopes adia repetição das presidenciais na Áustria

Florian Wieser / EPA

O candidato ecologista Alexander Van der Bellen venceu as Presidenciais austríacas, derrotando o candidato da extrema-direita Norbert Hofer

O candidato ecologista Alexander Van der Bellen venceu as Presidenciais austríacas, derrotando o candidato da extrema-direita Norbert Hofer

O Governo da Áustria anunciou esta segunda-feira que vai pedir ao Parlamento o adiamento da repetição das eleições presidenciais, prevista para 2 de outubro, devido a um defeito de fabrico dos boletins de voto.

“Vamos pedir ao Parlamento que aprove o adiamento da eleição”, disse o ministro do Interior, Wolfgang Sobotka.

Entre as datas possíveis para a realização da nova votação, o ministro referiu 27 de novembro ou 4 de dezembro.

A decisão era esperada há vários dias devido à descoberta de um “defeito de fabrico” nos boletins do voto por correspondência, muito utilizado na Áustria, que fazia com que os envelopes se abrissem por falta de cola.

“Este problema de produção não nos permite garantir que o escrutínio decorre sem falhas do ponto de vista jurídico”, disse o ministro, apresentando as desculpas do Governo aos eleitores e aos candidatos.

A votação é uma repetição da segunda volta das presidenciais, realizada a 22 de maio, invalidada pelo Constitucional por irregularidades no processo de contagem dos votos por correio.

A eleição foi vencida pelo ecologista Van der Bellen, com uma escassa vantagem de 31 mil votos sobre o candidato da extrema-direita Norbert Hofer.

A decisão de anular o resultado das presidenciais deu razão ao recurso interposto pelo partido de extrema-direita FPÖ, que alegava ter havido irregularidades no processo de contagem dos votos por correio.

Na altura, a defesa do partido declarou que alguns votos foram abertos antes do prazo, que muitos deles terão sido contados por pessoas que não estavam habilitadas a fazê-lo e que alguns menores de idade e estrangeiros puderam votar.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.