/

Falar com voz infantil ajuda a desenvolver cérebro dos bebés

1

SXC

Imitar uma voz infantil enquanto fala com bebés beneficia o seu desenvolvimento cerebral, concluiu uma investigação da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, que usou sensores para avaliar as ondas cerebrais em bebés.

Segundo os especialistas, as crianças aprendem melhor quando as suas ondas cerebrais estão em sintonia com as dos pais.

O estudo ainda está em desenvolvimento, mas os cientistas já descobriram que os bebés aprendem melhor quando a comunicação é feita com voz de criança ou com recurso a músicas infantis.

A investigação foi feita com recurso a uma tecnologia que mapeia as ondas cerebrais da mãe e do bebé ao mesmo tempo.

O resultado do estudo demonstrou que os padrões no cérebro de ambos se assemelham, num fenómeno chamado de “brain coupling” (união de cérebros).

“Pode parecer estranho para nós, mas os bebés gostam muito de ouvir a linguagem infantil, até mais do que o estilo adulto normal de falar. Prende a atenção deles melhor e também conseguem entender melhor”, explicou à BBC Victoria Leong, a autora principal do estudo.

A equipa de cientistas também descobriu que os bebés respondem melhor a interações quando são acompanhadas de um contacto visual prolongado.

O estudo revela ainda que as crianças precisam de se sentir seguras e amadas para que as conexões no cérebro se formem corretamente, levando à aprendizagem efetiva.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.