/

Facebook construiu um drone gigante para levar a Internet a regiões remotas do planeta

-

A envergadura do Aquila é maior do que a de um Boeing 737

A rede social Facebook anunciou hoje que construiu um ‘drone’ gigante que pode voar a uma altura de até 27,5 quilómetros, para levar a Internet a áreas remotas do planeta.

O veículo aéreo não tripulado, baptizado de Aquila e alimentado por energia solar, pode permanecer no ar durante um período de 90 dias.

O projecto está integrado na iniciativa Internet.org, através da qual o Facebook quer facilitar acesso à Internet nos países em desenvolvimento.

“Desde que lançámos a internet.org, a nossa missão tem sido encontrar formas para facilitar a conectividade a mais de 4.000 milhões de pessoas que não estão online”, afirmou a empresa, em comunicado.

O Facebook indicou que as suas parcerias com operadoras móveis em 17 países no último ano facilitaram o acesso a serviços básicos de Internet a mais de mil milhões de pessoas.

Ao contrário do Google, que aposta em balões atmosféricos, para atingir o seu objectivo de levar a Internet a todos os cantos do planeta o Facebook está a trabalhar com drones, satélites, lasers e tecnologia terrestre.

Os investidores do Facebook anunciaram também hoje que descobriram uma forma de utilizar lasers para atingir velocidades de transmissão de dados dez vezes maiores do que os padrões atuais da indústria.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.