//

Facebook alemão vai eliminar comentários anti-refugiados

1

Os alemães que fizerem comentários racistas no Facebook contra os refugiados verão os seus comentários ser automaticamente eliminados.

Há uns dias o ministro da Justiça alemão, Heiko Maas, pediu ao Facebook por escrito para eliminar os comentários racistas contra os refugiados.

“Fotografias de certas partes do corpo são automaticamente eliminadas por valores morais, no entanto, os comentários racistas e xenófobos não são logo removidos”, escreveu na carta publicada pelo jornal Tagesspiegel, citado pela Bloomberg.

O ministro alemão pediu também à empresa que “faça mais para que a rede social não se converta num pátio de escola para a extrema-direita“.

A rede social respondeu ao ministro, dizendo que “não tem lugar para o racismo” e que vai cooperar ao apagar publicações com “discursos de ódio contra determinados grupos e também convites à violência”, lê-se noutro artigo da Bloomberg.

A conhecida rede social disse que não consegue reagir tão rapidamente quanto gostaria e que muitas publicações acabam por passar.

“Temos bons sistemas mas nem sempre são 100% eficazes”, disse Richard Allan, diretor de privacidade do Facebook europeu, depois do encontro em Berlim com o ministro.

Dentro da nova política, a empresa vai juntar-se a uma rede de controlo de conteúdos na Internet, a FSM, que incentiva os utilizadores a denunciar determinados conteúdos e conta com especialistas para filtrar os comentários ofensivos.

Num vídeo publicado na última sexta-feira, figura do Partido Verde, Katrin Göring-Eckardt, tentou chamar a atenção para esta situação ao ler vários comentários ofensivos publicados nas redes sociais.

“A liberdade de expressão é importante, mas tem limites quando se trata de incitar à violência ou espalhar o discurso do ódio”, disse Katrin Göring-Eckardt.

“Façam com que estas mensagens desapareçam”, apela no vídeo.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.