//

Fábrica chinesa encerrada por empregar menores de idade

dcmaster / Flickr

-

As autoridades chinesas suspenderam temporariamente a actividade de uma fábrica da cidade de Dongguan, na província de Cantão, no sul da China, por empregar 196 menores de idade, informou hoje a televisão estatal CCTV.

Os funcionários tinham menos de 16 anos – a idade mínima na China para trabalhar – e alegadamente utilizaram documentos falsos para obterem trabalho na fábrica da empresa Guang Gu, especializada em produtos de eletrónica.

Segundo o jornal local Guangzhou Daily, os adolescentes trabalhavam mais de 11 horas por dias e ganhavam 8,5 yuan (cerca de um euro) à hora.

Depois de descoberta a ilegalidade, as autoridades enviaram os jovens para as suas localidades de origem, já que a maioria era proveniente de zonas rurais das províncias limítrofes de Hunan e Guangxi.

Um dos gerentes da fábrica disse ao jornal que “não podia comprovar” a autenticidade dos documentos de identificação que os menores facilitaram e acusou as empresas de emprego locais de lhes facultarem autorizações de residência e outros documentos falsos.

Os grupos que defendem os direitos dos trabalhadores na China afirmam que o trabalho infantil e juvenil é uma prática “habitual” no país e atribuem o fenómeno à fraca vigilância e controlo das administrações locais.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.