/

Extremista detido na Grécia preparava um atentado

1

(dv) Polícia da Grécia

Christodoulos Xiros sob custódia da polícia grega em 2015

Christodoulos Xiros sob custódia da polícia grega em 2015

Christodoulos Xiros, membro do movimento armado revolucionário grego detido no sábado perto de Atenas, um ano após ter fugido da prisão, preparava para breve um atentado contra a prisão da capital grega, anunciou a polícia e o ministro da Ordem Pública da Grécia.

“A polícia grega impediu um atentado de grande envergadura contra o coração do sistema prisional grego, ou seja, a prisão de Korydallos”, o maior estabelecimento prisional da Grécia, nos arredores de Atenas, afirmou o ministro da Ordem Pública, Vassilis Kikilias, em conferência de imprensa.

As autoridades afirmam que Christodoulos Xiros, de 56 anos, um ex-membro da organização armada revolucionária grega 17 Novembro, se preparava para atacar a prisão, provavelmente com uma viatura armadilhada.

Segundo o chefe da polícia grega, Dimitrios Tsaknakis, “notas manuscritas descrevendo um plano de aproximação e fuga, bem como itinerários alternativos foram encontrados” na casa há vários meses ocupada por este condenado a prisão perpétua que aproveitou uma saída precária autorizada em janeiro de 2014 para fugir.

Os investigadores descobriram igualmente um grande arsenal dentro da casa situada na periferia sul de Atenas: oito armas Kalachnikov, granadas, vários quilos de substâncias explosivas e todos os elementos necessários para fazer um engenho explosivo, segundo a polícia.

Christodoulos Xiros foi este domingo presente ao ministério público, para se iniciarem procedimentos judiciais.

O fugitivo foi detido sem oferecer resistência perto do seu esconderijo, no sábado, a meio do dia, quando se deslocava de bicicleta.

Xiros fora condenado a várias penas de prisão perpétua por ter sido o “homem de mão” da organização 17 Novembro, dissolvida em 2002 e que reivindicou 23 assassínios entre 1975 e 2000, entre os quais o do chefe da delegação da CIA em Atenas, Richard Welch.

As autoridades gregas estavam ainda mais mobilizadas para encontrar Xiros porque ele parecia estar novamente ativo: o seu ADN tinha sido encontrado num engenho explosivo recebido em maio numa esquadra da polícia em Itea, no centro do país, e tinha reaparecido 15 dias após a sua fuga num vídeo divulgado na internet.

Vou fazer novamente soar a minha arma de rebelde contra todos aqueles que roubaram as nossas vidas e venderam os nossos sonhos”, avisou.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.