//

Extrema-direita francesa à conquista da Europa

Antoine Bayet / Wikimedia

Marine Le Pen (foto: Antoine Bayet / Wikimedia)

Marine Le Pen (foto: Antoine Bayet / Wikimedia)

A extrema-direita é apontada nas sondagens como vencedora das europeias em França, com a Frente Nacional (FN) a repetir o êxito das municipais de março, seguida da UMP (direita) e, no terceiro lugar, os socialistas no poder.

“O meu objetivo é ficar em primeiro (nas eleições para o Parlamento Europeu), para elevar a consciência do que a União Europeia está a fazer ao nosso país”, disse Marine Le Pen na manhã seguinte às municipais, em que a FN venceu em 11 municípios e elegeu mais de mil conselheiros municipais.

Com a extrema-direita a subir em toda a Europa, Le Pen quer aproveitar o balanço e amplificar o discurso anti-Europa e anti-imigração da FN criando um grupo político de extrema-direita no PE com o Partido da Liberdade (PVV) holandês de Geert Wilders.

Segundo as projeções, os dois partidos e os seus aliados – a Liga do Norte italiana, o Partido da Liberdade da Áustria (FPOe), o flamengo Vlaams Belang, os Democratas da Suécia e o Partido Nacional da Eslováquia (SNS) – deverão eleger cerca de 40 eurodeputados.

A FN, que atualmente tem três eurodeputados no PE, deverá, segundo as sondagens, eleger agora pelo menos 20 eurodeputados, com uma votação que pode atingir os 24%.

A União para um Movimento Popular (UMP), de Nicolas Sarkozy, ficará em segundo lugar, com 22%, e o Partido Socialista (PS), de François Hollande, 18% a 20%.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.