/

Extrema-direita alemã apresenta queixa-crime contra Merkel por traição

3

Sebastian Derungs, WEF / Flickr

A chanceler alemã, Angela Merkel

Os procuradores federais alemães receberam centenas de queixas-crime contra a chanceler Angela Merkel, acusando-a de “alta traição” devido à sua política de acolhimento de refugiados, informou hoje uma porta-voz.

Contactada pela AFP, a porta-voz do governo alemão, Frauke Koehler, disse que cerca de 400 queixas tinham sido apresentadas contra a líder alemã, que tem assumido uma política de porta aberta para os que fogem da guerra e perseguição.

A porta-voz declinou comentar o conteúdo das queixas, mas o diário alemão Tageszeitung noticiou que Angela Merkel estava a ser alvo de uma campanha organizada por ativistas da extrema-direita, críticos da sua política de asilo.

Segundo a notícia, muitos das queixas-crime são parecidas e parecem ter sido baseadas num texto tipo fornecido pela revista populista de direita Compact.

No texto das queixas, os autores atacam a entrada de refugiados, citando “cenas praticamente apocalípticas que podem provocar a morte da Alemanha dentro de um ano”.

Especialistas jurídicos consideraram que as queixas não devem desencadear uma investigação criminal, muito menos levar à formulação de acusações contra Merkel, porque a lei estipula que a traição implica “violência ou ameaça de violência”.

A Alemanha espera receber até um milhão de refugiados este ano. Muitos dos que já chegaram de países em guerra, como a Síria ou o Iraque, mas um número apreciável vem também dos designados Estados seguros, como os dos Balcãs.

Merkel tem tentado envolver os alemães na tarefa de bem receber centenas de milhares de pessoas desesperadas que fogem de zonas em conflito.

Mas a chanceler alemã está a deparar-se com contestações internas e a sua taxa de popularidade está a cair.

/Lusa

3 Comments

  1. Força Merkel! O mínimo que Europa pode fazer para se redimir, depois de ter a) ajudado a invadir o Iraque para lhe ficar com o petróleo, b) ajudado a criar o ISIS, c) ajudado a reduzir a Síria a escombros e massacrado milhares de civis… É acolher os sobreviventes dos seus crimes!

    Ainda por cima os terroristas são todos pessoas que já cá moravam, e nada têm a ver com os desgraçados dos refugiados.

    Merkel faz o que deve fazer e quem não gostar pode emigrar para a Síria.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.