//

Extinto surto de legionella em Portugal

Rodrigo Gatinho / portugal.gov

O Ministro da Saúde, Paulo Macedo

O Ministro da Saúde, Paulo Macedo

O ministro da Saúde declarou esta sexta-feira extinto o surto de legionella, que começou no dia 7 de novembro e provocou 336 doentes e dez mortos, apesar de ainda poderem ocorrer mais óbitos.

Trinta e oito das 336 pessoas infetadas no surto de legionella de Vila Franca de Xira continuam internadas nos cuidados intensivos, informaram ainda as autoridades de saúde e ambiente, adiantando que o risco de infeção é agora “praticamente nulo”.

“Trinta e oito doentes ainda se encontram em cuidados intensivos, 23 dos quais com suporte ventilatório”, indica um comunicado distribuído aos jornalistas no final do último encontro da equipa composta por elementos de vários organismos da saúde e do ambiente.

O comunicado da Direção-Geral da Saúde, Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Inspeção Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, adianta ainda que outros 183 doentes já tiveram alta.

No final da última reunião da taskforce constituída para acompanhar o surto de legionella em Vila Franca de Xira, o ministro Paulo Macedo sublinhou a resposta dos hospitais que “trataram mais de 300 pneumonias”, sem que tal afetasse a produção normal destas unidades de saúde.

Segundo Paulo Macedo, os resultados laboratoriais agora divulgados reforçam a informação obtida anteriormente que apontam para uma relação entre as bactérias encontradas numa torre de refrigeração da empresa Adubos de Portugal e as recolhidas para análise de doentes.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.