/

Exército sírio já controla dois terços de Aleppo

Zouhir Al Shimale / EPA

Bombardeamento em Aleppo, Síria

Bombardeamento em Aleppo, Síria

O exército sírio e forças aliadas conquistaram um novo bairro no leste da cidade de Aleppo e controlam agora dois terços do antigo bastião dos rebeldes, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

O exército conquistou o bairro Qadi Askar após ter já tomado os bairros Karm al-Myessar, Karm al-Qatarji e Karm al-Tahan, indica a organização.

O grupo baseado no Reino Unido considera que os avanços deixaram o bairro de Shaar rodeado pelas forças do Governo e em risco de deixar de estar sob controlo dos rebeldes.

Com a captura de Shaar, o exército controlaria 70% do leste de Aleppo, quatro anos depois de os rebeldes se terem apoderado da cidade.

O diretor do observatório, Rami Abdel Rahman, disse que centenas de pessoas fugiram dos bairros recentemente recuperados.

O grupo estima que pelo menos 50 mil pessoas tenham trocado os bairros do leste por zonas sob o controlo curdo ou do Governo no oeste ou norte da cidade nos últimos dias.

O exército sírio iniciou uma nova ofensiva para recuperar Aleppo a 15 de novembro e tem bombardeado o leste da cidade com ataques aéreos, bombas e fogo de artilharia desde então.

Segundo o observatório, pelo menos 319 pessoas morreram nas ofensivas do Governo no leste de Aleppo, incluindo 44 crianças.

O fogo dos rebeldes nas zonas oeste controladas pelo Governo matou 69 pessoas, incluindo 28 crianças, no mesmo período, indicou o grupo.

Hoje, o Conselho de Segurança das Nações Unidas vota uma resolução para exigir um cessar-fogo temporário em Aleppo.

Na província de Idlib, no noroeste da Síria, pelo menos 26 civis morreram em ataques que se suspeita serem de autoria russa, à cidade de Kafr Nabel.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.