//

Exército dos EUA envia Antrax activo por engano para laboratório privado

3

Um laboratório militar norte-americano expediu acidentalmente pelo menos uma amostra de Antrax activo para um laboratório privado no estado de Maryland, mas não há perigo para a saúde pública, revelou esta quarta-feira um responsável da Defesa norte-americana.

Um laboratório do Departamento de Defesa no Utah despachou “inadvertidamente” a amostra do bacilo mortal ativo para um laboratório comercial, precisou a mesma fonte.

As autoridades governamentais da Saúde estão agora a testar outras amostras que foram enviadas para laboratórios de mais nove estados para determinar se estas são perigosas, disse o responsável à imprensa.

O antrax, antraz ou carbúnculo é uma doença infecciosa aguda provocada pela bactéria Bacillus anthracis, e a sua forma mais virulenta é altamente letal.

É uma zoonose, doença comum dos animais herbívoros selvagens e domésticos, que pode afectar os seres humanos que forem expostos a animais, carne, lã ou couro infectados.

A dose letal de antrax é de 8000 a 10000 esporos da bactéria, que mata através de uma toxina.

A doença em si não é contagiosa, a infecção dá-se quase sempre por exposição a esporos e não à forma activa do carbúnculo.

Os esporos da bactéria podem ser usados em guerra biológica ou bio-terrorismo.

Os membros do exército dos Estados Unidos são vacinados contra o Antrax antes de partirem em serviço para zonas do mundo onde um ataque biológico seja considerado uma ameaça.

A vacina, produzida pela BioPort Corporation, não contém a bactéria viva e consegue prevenir a doença em 93% dos casos.

Em 2001 e 2002, esporos de antrax de alta virulência foram introduzidos sob a forma de pó em envelopes enviados a várias figuras públicas nos EUA.

Houve vários casos de doença, e o governo americano viu-se obrigado, por prevenção, a encomendar grandes doses da vacina.

Nunca se descobriu a identidade dos autores destes ataques.

ZAP / Lusa / Wikipedia

3 Comments

  1. Produzem a doença e a cura… É tão conveniente!
    Quando é que o povo acorda prá vida?!?! Consumimos vacinas para prevenir males que se poem na rua por engano… Os enganos costumam pagar-se caros, mas aqui, parece que a tolerância é infinita!!!
    Hipócritas!

  2. Enganaram-se porquê era para ser lançado por cima de um país africano ? E afinal os outros é que tinham o antrax.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.