/

Ex-primeiro-ministro moldavo detido em caso de desvio de mil milhões

2

EPP / Flickr

Vlad Filat, ex-primeiro-ministro da Moldávia

Vlad Filat, ex-primeiro-ministro da Moldávia

O ex-primeiro-ministro da Moldávia Vlad Filat foi detido esta quinta-feira por suspeita de envolvimento no desvio cerca de mil milhões de dólares por três bancos nacionais.

Em abril, o Banco Central da Moldávia descobriu que três bancos fizeram empréstimos no total de mais de 900 milhões de euros, o que representa 15% da produção do Produto Interno Bruto daquele país da ex-União Soviética, com 3,5 milhões de habitantes.

Os beneficiários dos empréstimos não foram identificados, e o dinheiro foi dado como “desaparecido”, rebentando um escândalo nacional que levou a população a protestar nas ruas.

Na sequência do caso, o ex-primeiro-mnistro e líder do Partido Liberal Democrático, da coligação no Governo, Vlad Filat, foi detido depois de o parlamento lhe ter levantado a imunidade.

Filat, que foi primeiro-ministro da Moldávia entre 2009 e 2013, negou as acusações, que considerou serem uma campanha de assédio e um “ajuste de contas” de Vlad Plajotniuk, um dos líderes do Partido Democrata e um dos homens mais poderosos da Moldávia.

Em junho, a Moldávia tinha já assistido à demissão do primeiro-ministro em exercício, Chiril Gaburici.

Gaburici demitiu-se do cargo depois de o Ministério Público o ter notificado no âmbito de uma investigação sobre a possível falsificação do seu diploma de licenciatura.

ZAP / Lusa

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.