Ex-ministro de Tsipras diz que três membros do Syriza o ameaçaram de morte

guengl / Flickr

Alexis Tsipras, Primeiro-ministro da Grécia

Alexis Tsipras, Primeiro-ministro da Grécia

O ministro-adjunto da Proteção dos Cidadãos, no primeiro governo de Alexis Tsipras, acusou três membros do Syriza de o ameaçarem de morte e disse que o primeiro-ministro conhece a situação há quatro meses.

O professor de Direito Penal e ex-ministro do primeiro governo de Tsipras, Yanis Panousis, esteve esta segunda-feira com o procurador junto do Supremo Tribunal para lhe entregar toda a documentação que demonstrará que dois deputados e um membro do Comité Central do partido governamental Syriza, que diz estarem “ligados a terroristas”, o ameaçaram de morte.

Em declarações à imprensa depois do encontro com o procurador, Panousis afirmou que nos documentos entregues estão os nomes das pessoas em questão. Segundo o ex-governante, as ameaças estão relacionadas com a legislação sobre a duração das penas de prisão para os terroristas.

Panousis explicou ao diário Ta Nea que as referidas pessoas o responsabilizaram pelo facto de o governo não ter cumprido uma série de promessas feitas a três terroristas presos quando foi alterada a lei sobre as condições das prisões.

Os serviços secretos têm gravações telefónicas com as pessoas em causa a dizerem “mataremos Panousis”, afirmou o ex-ministro ao mesmo jornal, adiantando terem sido aqueles serviços que informaram Tsipras sobre a questão.

O caso foi revelado por Panousis no fim-de-semana, numa entrevista ao jornal Proto Thema, depois do gabinete do primeiro-ministro ter pedido que apresentasse as provas às autoridades judiciais, considerando tratar-se de um assunto “demasiado sério” para divulgar através dos meios de comunicação social.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.