Ex-furacão Joaquin chega a Portugal no sábado

NOAA

-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou, em comunicado, que prevê para sábado períodos de chuva, aumento do vento e agitação marítima provocados pela passagem da depressão extratropical Joaquin.

Segundo o IPMA, o furacão Joaquin passou a tempestade tropical e deve aproximar-se de Portugal no sábado, mas já como depressão extratropical.

A tempestade Joaquin encontra-se no Atlântico e “passou a ser classificado como tempestade tropical, com a consequente diminuição da intensidade do vento no seu centro“, refere o instituto.

Nos próximos dias, as previsões do IPMA indicam que a tempestade tropical vai deslocar-se em direção à Europa, mas vai enfraquecer e poderá perder as suas características tropicais, tornando-se numa depressão extratropical.

“Um dos cenários mais prováveis será que esta depressão se aproxime da Península Ibérica no próximo 10 de outubro (sábado) “, refere o IPMA.

Para sábado, o IPMA prevê períodos de chuva, intensificação do vento e aumento da agitação marítima.

“Convém salientar que existe alguma incerteza associada à trajetória da depressão, pelo que pode haver alterações no cenário meteorológico”, sublinha o instituto.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.