/

Ex-assessor de Sócrates ligado ao PS investigado na Operação Marquês

1

Miguel A. Lopes / Lusa

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O professor universitário Vítor Escária, um dos 12 economistas que elaboraram o plano económico do PS para as próximas legislativas, estará a ser investigado pelo Ministério Público, no âmbito da Operação Marquês, sob suspeita de ter ajudado José Sócrates e o Grupo Lena a conseguirem certos negócios.

O cenário é traçado pelo semanário Sol que sublinha que Vítor Escária, que foi assessor de José Sócrates quando este era primeiro-ministro, foi alvo de escutas durante vários meses e alvo de buscas no passado mês de Março por causa de contactos com Moçambique e devido ao seu envolvimento na negociação da construção de casas na Venezuela, num negócio que granjeou ao Grupo Lena diversos milhões de euros.

O Ministério Público acredita que Vítor Escária ajudou José Sócrates e o Grupo Lena no domínio das negociações com o governo venezuelano, então presidido pelo falecido Hugo Chávez. A tese do MP é que o ex-primeiro ministro recebeu “luvas” por ter alegadamente interferido neste processo em prol do conglomerado empresarial.

“Estive envolvido no processo da Venezuela, mas só quando se dá a visita é que o Grupo Lena nos pediu apoio para a celebração do contrato. Mas foram celebrados dezenas de contratos e passaram todos pelas minhas mãos”, refere o professor de Economia no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) de Lisboa em declarações ao Sol.

Vítor Escária confirma também que foi alvo de buscas por suspeitas de “ter estado em contacto com materiais relevantes”, mas garante que não foi constituído arguido.

Quanto aos contactos com Moçambique, o economista confirma que José Sócrates lhe pediu “contactos institucionais como quando estava no Governo”.

“Agora, com quem ele ia falar não sei. Numa das vezes pediu-me para estabelecer contactos com Moçambique porque queria ir falar com o Presidente. Tratei das coisas, mas não sei nada sobre o que se passou”, constata Vítor Escária no Sol.

ZAP

1 Comment

  1. Até parece: “À descrição disponibilizam-se sinergias de prenes esferas de influência nacionais e internacionais com secretariado incluído !?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.