/

Ex-administrador do grupo CP detido por peculato e abuso de poder

1

rui-lucena / LinkedIn

Rui Lucena Marques, ex-presidente da Fernave / CP

A Polícia Judiciária anunciou esta terça-feira que deteve, no aeroporto de Lisboa, o ex-presidente de uma empresa pública da área dos transportes, por crimes de peculato e abuso de poder praticados no âmbito de uma ação de cooperação com Angola.

Tratar-se-á, de acordo com a SIC Notícias, de Rui Lucena Marques, antigo presidente da Fernave, empresa de formação técnica e consultoria do grupo CP.

Em declarações à Lusa, fonte da PJ acrescentou que a detenção ocorreu “na quinta-feira passada ao final da tarde/início da noite” no aeroporto de Lisboa, referindo haver ainda “indícios de mais pessoas envolvidas no âmbito de ações de formação em Portugal e Angola” na área dos transportes.

Em comunicado, a PJ adianta que no decurso da operação, desencadeada pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC), foram realizadas buscas, tendo sido apreendida diverso material relacionado com a prática da atividade criminosa em investigação.

Segundo a PJ, o valor do benefício ilícito apurado até ao momento é de 100 mil euros.

O detido, ex-presidente e atual quadro de uma empresa pública na área dos transportes, foi presente a tribunal, tendo-lhe sido aplicadas como medidas de coação o pagamento de uma caução de 37.500 euros.

Foi ainda suspenso de “funções públicas ou exercício de cargos de gestão pública” e proibido de se ausentar para fora do país.

A PJ adianta que a investigação irá prosseguir “com vista à continuação de recolha de prova e ao apuramento total das responsabilidades criminais dos envolvidos”.

/Lusa

1 Comment

  1. Parece que são escolhidos a dedo para estas empresas. E este Marques! é de que partido? Ou é dos independentes, depois de sair de algum?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.