Europol detém 8 dos fugitivos mais procurados com ajuda de cidadãos

A Europol deteve oito dos fugitivos mais procurados na UE com a ajuda de cidadãos através de uma página na internet, lançada há seis meses.

Ao todo, 14 pessoas foram detidas e em oito detenções as pistas fornecidas pela plataforma online eumostwanted.eu foram determinantes para a localização dos criminosos ou suspeitos de crimes, disse o serviço europeu de polícia num comunicado divulgado esta sexta-feira.

Dos oito detidos com a ajuda dos cidadãos, seis encontravam-se num país europeu diferente do inicialmente previsto.

Da lista original de fugitivos, 28 continuam a monte.

Nas última atualizações da página, a Europol incluiu o líder de uma organização criminosa da Eslováquia, um belga condenado a 25 anos de prisão por múltiplas violações, dois homicidas dinamarqueses e dois homicidas búlgaros, e um ladrão da Letónia.

Para a Europol, a atenção mediática sobre a plataforma digital mostrou ser “muito importante” e permitiu “um valor acrescentado significativo” na detenção dos fugitivos.

A página, criada pela Rede Europeia de Equipas de Busca de Fugitivos Ativos (ENFAST), fornece informações sobre criminosos procurados internacionalmente por terem cometido ou serem suspeitos de delitos graves ou atos terroristas no continente europeu.

Alguns foram condenados a longas penas ou foram sentenciados a prisão perpétua, indicou a Europol.

A plataforma é a primeira iniciativa pan-europeia que apresenta uma lista dos criminosos mais procurados.

Os cidadãos da UE e de outros países podem fornecer informações pela internet e, se preferirem, anonimamente.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.