Europa recupera maioria nos quartos do Mundial

Futebol 365

-

A Europa recuperou a liderança em termos do número de seleções presentes nos quartos de final do Mundial, ao colocar quatro representantes, contra três da América do Sul e um da América Central.

Apesar de estar a atuar na América, onde nunca venceu a prova, o velho continente tem 50% do contingente presente nas oito equipas na liderança, com Alemanha e Holanda, que repetem o feito da edição sul-africana, e ainda França e Bélgica.

Por seu lado, o Brasil e a Argentina também são repetentes, tendo a companhia da Colômbia, que nunca tinha estado nesta fase: em relação há quatro anos, faltam o Uruguai, afastado agora na fase de grupos, e o ausente Paraguai.

Além de Europeus e sul-americanos, que venceram todas as anteriores 19 edições do Mundial, os quartos contam com um representante da CONCACAF, a Costa Rica, no papel de outsider representado em 2010 pelos africanos do Gana.

Retirando as edições de 1930, 1950 e 1982, que não tiveram quartos nem uma fase semelhante, apenas por uma vez se registou a presença de mais de um representante fora da Europa e da América do Sul nos quartos de final – em 2002, com o apuramento de Estados Unidos, Senegal e da anfitriã Coreia do Sul.

Mesmo estando com 50%, a Europa está longe dos seus melhores registos, encabeçados pelo pleno de 1938, embora sem grande expressão, pois, praticamente, só participaram seleções europeias nessa terceira edição do Mundial.

Ainda assim, basta recuar a 2006, à edição realizada na Alemanha, para encontrar um contingente maior da Europa (seis), sendo que, em território hostil, a melhor colocação encontra-se em 1994: nos Estados Unidos, os quartos jogaram-se com sete europeus e o Brasil, que acabou tetracampeão.

Quanto aos sul-americanos, e apesar de não terem conseguido repetir 2010, contam com a segunda maior representação de sempre, igualando 1970 e 1978, edições que se realizaram no México e na Argentina, respetivamente.

Os quartos de final do Mundial 2014 realizam-se na sexta-feira (Alemanha-França e Brasil-Colômbia) e no sábado (Argentina-Bélgica e Holanda-Costa Rica).

Futebol365 / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.