/

Satélite europeu vai procurar as ondulações do espaço-tempo previstas por Einstein

A Agência Espacial Europeia ESA lança esta quinta-feira, a partir da Guiana Francesa, o LISA Pathfinder, um satélite destinado a preparar caminho a um futuro observatório espacial para detetar as famosas ondas gravitacionais teorizadas por Albert Einstein.

As ondas gravitacionais são ondulações no espaço e tempo previstas pela Teoria da Relatividade postulada pelo físico Albert Einstein.

Atualmente, observatórios instalados em países como a Itália ou os Estados Unidos procuram encontrar provas concretas da existência destas ondas gravitacionais que se propagam à velocidade da luz.

“Ter um observatório no espaço permitirá ver grandes deslocações de massa no universo, acontecimentos muito violentos como uma colisão de galáxias e a fusão de dois buracos negros”, explicou, citado pela agência France Presse o físico francês Pierre Binétruy, da Universidade de Paris – Diderot.

O físico adiantou que se espera alcançar uma “reconstrução histórica do Universo” e regressar a “eventos muito importantes” que se seguiram ao Big Bang – a teoria dominante do desenvolvimento inicial do universo.

Batizado como LISA, o observatório poderá vir a ver a luz do dia em 2030 – se o LISA Pathfinder (batedor ou desbravador, em tradução livre) conseguir desempenhar o papel que se espera.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.