/

Eurogrupo já recebeu lista de reformas de Atenas

EU Council Eurozone / Flickr

Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, com Yanis Varoufakis, ministro das Finanças da Grécia

Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, com Yanis Varoufakis, ministro das Finanças da Grécia

O presidente do Eurogrupo confirmou esta terça-feira, num debate na comissão de Assuntos Económicos do Parlamento Europeu, em Bruxelas, que as autoridades gregas enviaram atempadamente, ainda na segunda-feira à noite, a lista de reformas, que está agora a ser analisada.

“Não houve atraso. Foi solicitado ao Governo grego que enviasse esta primeira lista das suas intenções de reformas na segunda-feira, e a mesma chegou às 23h15, pelo que não houve atraso”, disse Jeroen Dijsselbloem, quando questionado pelos eurodeputados sobre um alegado atraso no envio da lista de reformas que o executivo grego se tinha comprometido enviar na segunda-feira, no quadro do acordo alcançado da passada sexta-feira.

Dijsselbloem apontou que “alguns jornais disseram que não o tinham feito (envio da lista), mas fizeram-no, bastante tarde, mas chegou a tempo, e a Comissão, o BCE e o FMI estão a analisar esta manhã esta lista”, para dar “um primeiro parecer sobre se estas medidas são suficientes como um ponto de partida válido para uma conclusão bem sucedida da revisão” do programa de assistência.

Comissão Europeia considera “suficientemente completa”

Hoje de manhã, a Comissão Europeia já apontou, após uma primeira leitura da lista de reformas que o ministro das Finanças grego, Yanis Varufakis, submeteu a Bruxelas, que a mesma é “suficientemente completa” com vista ao prolongamento da assistência a Atenas.

“A lista das reformas do Governo grego foi recebida dentro do prazo”, escreveu Margaritis Schinas, o porta-voz da Comissão Europeia, no Twitter.

Está prevista para esta terça-feira à tarde uma teleconferência do Eurogrupo, segundo fontes governamentais gregas.

A Grécia está sob assistência financeira desde 2010 e recebeu dois empréstimos dos parceiros europeus e do Fundo Monetário Internacional no total de 240 mil milhões de euros em troca da implementação de duras medidas de austeridade.

O novo Governo de Atenas, que saiu das eleições de 25 de janeiro, tem dito que foi mandatado para pôr fim à austeridade, para reformar o país e para promover o crescimento económico.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.