/

Eurogrupo anuncia acordo para 4 meses de assistência à Grécia

EU Council Eurozone / Flickr

O presidente do Eurogrupo, o holandês Jeroen Dijsselbloem,

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, anunciou que a reunião desta sexta-feira dos ministros das Finanças da zona euro, em Bruxelas, permitiu chegar a um acordo sobre o prolongamento da assistência financeira à Grécia.

Jeroen Dijsselbloem precisou que a assistência foi prolongada por quatro meses, embora o pedido de Atenas fosse de seis meses, e, em contrapartida, as autoridades gregas comprometeram-se a conduzir uma série de reformas, em linha com as condições previstas no atual programa, tendo que apresentar já na próxima segunda-feira uma lista com medidas.

Na segunda à noite ou na terça-feira, as instituições, incluindo o Fundo Monetário Internacional, irão analisar a lista para confirmar que se trata de “um ponto de partida válido e suficiente”, com vista a concluir de forma bem sucedida o atual programa de assistência, e, se for o caso, terão então lugar os procedimentos nacionais para oficializar a extensão da assistência.

A confirmar-se a oficialização da extensão da atual assistência financeira, as partes terão assim alguns meses para negociar um possível “acordo pós-programa”.

“Penso que o resultado é muito positivo“, disse o presidente do Eurogrupo, acrescentando que é sua confiança de que hoje foi dado um importante passo para se restabelecer a confiança mútua entre Atenas e os seus parceiros europeus.

Governo de Atenas diz que ‘virou uma página’ com acordo

O governo grego afirmou que a Grécia “virou uma página” depois de conseguir alcançar um acordo com os parceiros europeus para prolongar por quatro meses o acordo de assistência financeira.

“A Grécia virou uma página hoje. Negociar é lutar sem recuar no mandato que se tem”, disseram fontes do governo grego, citadas pela agência Efe.

“Mostrámos que a negociação foi possível fazer-se nos últimos anos e que a Grécia não se encontrava isolada nem havia falhado”, acrescentaram as mesmas fontes.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.