//

EUA vão testar vacina contra o Ébola em humanos

EU Humanitarian Aid and Civil Protection / Flickr

-

Os EUA vão começar já em setembro os testes em humanos de uma vacina experimental contra o Ébola, divulgou esta quinta-feia a imprensa norte-americana.

De acordo com a CNN, a National Institutes of Health (NIH) tem andado a trabalhar na vacina nos últimos anos e já teve resultados positivos nos testes em primatas. Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID) da NIH, afirma que têm trabalhado com a Food and Drug Administration (FDA, responsável pelo controlo dos medicamentos) para testar as vacinas em humanos logo que possível.

Os resultados dos testes poderão surgir no início do próximo ano.

O canal descreve que esta não é a primeira vacina contra o Ébola a ser testada em humanos e não será, também, o único tratamento promissor. Em março, um grupo da Universidade do Texas liderado por Thomas Geisbert recebeu uma bolsa de cinco anos no valor de 26 milhões de dólares para investigar três tratamentos promissores contra a doença, incluindo uma vacina que já se provou quase 100% eficaz em prevenir a doença em macacos e teve até mesmo algum efeito como tratamento para pessoas recém-expostas à doença.

Devido a regras apertadas, a FDA pode levar anos a autorizar uma vacina a entrar no mercado – mas podem ser feitas exceções para desenvolvimento de medicamentos urgentes, em especial no caso de doenças mortais como o Ébola.

O anúncio foi feito ontem, no mesmo dia em que o Centro de Controlo de Doenças (CDC) aumentou o alerta para viajantes à Guiné, Libéria e Serra Leoa do nível dois para o três, pedindo que sejam evitadas quaisquer viagens não essenciais para a região, devido à epidemia do Ébola. Desde 2003, o CDC emitiu o alerta de nível três em apenas duas ocasiões: durante o surto de SARS (síndrome respiratória aguda grave), em 2003, e no rescaldo do terramoto do Haiti, em 2010.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, mais de 1.300 pessoas foram infectadas na África ocidental neste surto da epidemia.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.