//

EUA vão colocar blindados em países da NATO na Europa de Leste

Os EUA vão colocar 150 carros de combate e veículos blindados em vários países membros da NATO, parte dos quais na Europa de Leste, para participarem em exercícios, revelou um general norte-americano.

Este projecto faz parte da operação “Determinação Atlântica”, destinada a tranquilizar os estados bálticos e a Polónia, inquietos em particular com as manobras da Federação Russa na Ucrânia.

Para além da deslocação dos blindados, os EUA vão também enviar tropas terrestres, de forma regular, durante alguns meses, para participarem em exercícios conjuntos nesses países.

Cerca de cinco dezenas de veículos blindados já estão em solo europeu.

Uma centena de carros de combate Abrams M1 e Bradley vão ser pré posicionados na Alemanha, e eventualmente em outros locais, enquanto as tropas norte-americanas estiverem envolvidas em exercícios conjuntos com os soldados dos seus parceiros da NATO, adiantou o general Ben Hodges.

As tropas virão para participar nos exercícios, depois regressam. O equipamento ficará”, acrescentou o general, que assumiu há três semanas a chefia das forças norte-americanas deslocadas na Europa.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.