/

EUA retira Cuba da lista de países que apoiam o terrorismo

Ministerio de la Presidencia de Panama

Barack Obama e Raul Castro: aperto de mão histórico na Cimeira das Américas no Panamá

Barack Obama e Raul Castro: aperto de mão histórico na Cimeira das Américas no Panamá

Os EUA retiraram Cuba da lista de Estados que apoiam o terrorismo, uma decisão que retira mais um obstáculo à normalização das relações bilaterais ao fim de décadas de hostilidade. 

“Os Estados Unidos têm preocupações e divergências significativas com um largo espectro de políticas e ações de Cuba”, explicou o Departmento de Estado norte-americano, em comunicado, completando no entanto que estas preocupações “ficam fora dos critérios relevantes para a rescisão da designação de um Estado patrocinador do terrorismo”.

Cuba volta agora a ter acesso ao sistema bancário dos EUA e vê finalmente autorizada a abertura de uma embaixada e facilitada a intensificação do comércio entre estes dois inimigos durante a Guerra Fria.

Em abril, Obama notificou o Congresso da sua “intenção de rescindir” a inclusão de Cuba na lista, que vinha a ser um dos principais obstáculos ao estabelecimento de embaixadas em Washington e Havana. “O Governo de Cuba não deu qualquer apoio ao terrorismo internacional nos últimos seis meses”, escreveu Obama, na sua notificação.

A Casa Branca adiantou que as agências governamentais, incluindo os serviços de informações, concluíram que Cuba deveria ser retirada da lista.

“As circunstâncias mudaram desde 1982. O nosso hemisfério, e o mundo, está muito diferente do que há 33 anos”, declarou o secretário de Estado, John Kerry, em comunicado.

Cuba foi colocada na lista, que inclui Síria, Sudão e Irão, em 1982, por acolher militantes separatistas bascos da ETA e guerrilheiros colombianos das FARC.

EUA e Cuba romperam relações diplomáticas em 1961, o ano em Barack Obama nasceu.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.