EUA não fecha Guantanamo porque ainda é demasiado caro

3

O Governo norte-americano rejeitou um plano elaborado pelo Pentágono para encerrar a prisão de Guantánamo por considerá-lo demasiado dispendioso, devolvendo-o ao Departamento de Defesa para ser revisto.

De acordo com o Wall Street Journal, a proposta apresentada ascendia aos 566 milhões de euros, um valor considerado excessivo pelo executivo de Barack Obama.

Do montante total previsto para fechar a prisão, 330 milhões seriam destinados à construção de um estabelecimento penal em território norte-americano para onde seriam transportados os reclusos considerados de maior risco, descreveram ao jornal altos funcionários do Pentágono.

A rejeição do plano apresentado pelo Departamento de Defesa representa um novo obstáculo a uma das prioridades estabelecidas por Obama até ao fim do seu mandato. O Presidente norte-americano prometeu fechar Guantánamo já em 2008, na sua primeira campanha eleitoral.

Contudo, Obama foi confrontado, desde o início, com a oposição do Congresso, especialmente entre os republicanos, que recusam a transferência dos reclusos para prisões em território nacional.

O custo anual das operações de Guantánamo, onde permanecem 107 presos, é de 337 milhões de euros, enquanto o da nova prisão proposta pela Defesa em solo norte-americano seria de 283 milhões – aos quais acresce um custo inicial de 330 milhões para a construção.

ZAP

3 Comments

  1. A Baia de Guantanamo foi arrendada de forma permanente aos Estados Unidos em 1903, para aí instalarem uma base naval.
    A base vem a revelar-se de grande utilidade desde a disputa ( Guerra Fria ) entre a União Soviética e. principalmente, os Estados Unidos.
    Com Cuba, com Fidel Castro de mãos dadas com a URSS, a poucas milhas da Florida, Guantanamo foi vital para os Estados Unidos.
    Acabada a Guerra Fria a Base continuou a ser de maior importância na Região, evidentemente maior que em 1903 quando do acordo de aluguer permanente.
    Quanto ao facto de lá terem instalado uma prisão para “turras”, não vejo qual a verdadeira razão dessa instalação como também não vejo qualquer razão contra.
    A base é dos Estados Unidos… quanto ao mau tratamento dados aos prisioneiros, como, por exemplo, torturas, claro que é contra a Convenção de Genebra.
    Mas, por outro lado, na Convenço de Genebra não se discutiu a actual situação de terrorismo ( a menos que lá estivesse algum profeta ).

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.