/

EUA fazem primeiro ataque ao Estado Islâmico perto de Bagdade

United States Forces Iraq / FLickr

Um caça F-16 da Força Aérea americana sobrevoa o Iraque

Os Estados Unidos lançaram esta segunda-feira um ataque aéreo contra alvos do Estado Islâmico(EI) ao sul de Bagdá, capital do Iraque, afirmou o Comando Central dos EUA nesta segunda.

“O ataque aéreo ao sul de Bagdá foi o primeiro ataque lançado como parte da expansão dos nossos esforços em proteger a população e as missões humanitárias, e para atingir alvos do Estado Islâmico enquanto as forças iraquianas continuam a sua ofensiva”, afirma o Comando Central em comunicado.

Foi o primeiro ataque aéreo contra o EI na região de Bagdá, informou um responsável da secretaria de Defesa à agência France Presse.

Segundo revelou o responsável, aviões de guerra norte-americanos lançaram ataques perto de Bagdá enquanto outras aeronaves atacavam as montanhas de Sinjar a oeste de Mosul, no norte do país.

Desde 08 de agosto, os EUA já realizaram mais de 160 operações contra o Estado Islâmico no norte e oeste iraquiano.

EUA vão atacar defesa antiaéreas sírias se os seus aviões forem alvejados

Os EUA vão atacar as defesas antiaéreas da Síria, se os seus aparelhos forem alvejados durante operações dentro das fronteiras daquele país dirigidas contra os militantes do Estado Islâmico, avisou um dirigente norte-americano.

Falando sob anonimato, o dirigente garantiu que os EUA tinham boa informação sobre a localização das baterias antiaéreas sírias e que os pilotos norte-americanos seriam dotados de formas de proteção.

A semana passada, o Presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou que iria expandir os ataques aéreos contra o Estado Islâmico no Iraque e estava preparado para atingir os militantes deste grupo na Síria.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.