/

EUA em alerta máximo no seu Dia da Independência

Os Estados Unidos estão a reforçar a segurança em todo o país e a incitar as pessoas a estarem alerta durante o feriado do dia da Independência, que se celebra no sábado, por receio de ameaças terroristas.

O FBI, o Departamento de Segurança Nacional e o Centro Nacional Contra Terrorismo alertaram para um aumento do risco de ataques no dia 04 de julho.

O estado de Nova Iorque aumentou o controlo nas zonas onde se vão realizar celebrações e eventos no sábado, que devem atrair multidões para a maior cidade do país.

“Estamos cientes de que o estado de Nova Iorque continua a ser um dos principais alvos dos terroristas”, disse o governador Andrew Cuomo, exortando todos os nova-iorquinos a estarem alertar e a denunciar atividades suspeitas.

Outras cidades, incluindo Washington, também aumentaram o nível de segurança, apesar de não existirem ameaças específicas.

“A nossa Nação está sob ameaça, a nossas forças de segurança e os nossos militares estão sob ameaça, por isso temos de levar as ameaças a sério”, disse o chefe da polícia norte-americana, Robert MacLean, citado na ABC News.

Em Boston, palco de um atentado durante a maratona da cidade em 2013, a polícia disse que o nível de segurança será elevado.

“Vamos garantir que tenham a maior segurança possível”, afirmou o comissário da polícia daquela cidade, William Evans.

O Departamento de Estado também lembrou para os procedimentos de segurança.

“O lembrete emitido pelo Departamento de Estado é uma rotina feita antes de todos os feriados e não é indicativa de qualquer ameaça específica”, disse um porta-voz daquele departamento.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.