//

EUA desenvolveram rede social para derrubar regime comunista de Cuba

DW / YouTube

-

Chama-se ZunZuneo e foi considerada uma espécie de “Twitter cubano”. A rede social foi criada pelo governo norte-americano e, de acordo com uma investigação da Associated Press (AP), tinha como objectivo atingir o governo comunista em Cuba e incentivar a revolta contra o regime de Castro.

A ZunZuneo funcionou entre 2010 e 2012 e, durante este período, foi muito bem recebida pelos cubanos, tendo conquistado cerca de 40 mil utilizadores.

Mas o que ninguém sabia, é que a rede tinha sido desenvolvida por uma agência norte-americana – a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional – através de empresas falsas em Espanha e nas Ilhas Caimão, e financiada por bancos estrangeiros.

O objectivo, de acordo com a AP, era controlar o regime através da Internet e recolher os dados pessoais e mensagens escritas dos utilizadores, preferencialmente de jovens cubanos, com fins políticos, nomeadamente para incentivar a revolta contra o regime comunista.

A AP, que garante ter mais de 1000 páginas de documentos sobre os projetos em desenvolvimento, assume que não é claro se o “projeto” era legal aos olhos da lei norte- americana, que requer autorização do Presidente e notificação do Congresso para operações secretas.

Lançada em Dezembro de 2009, a ZunZuneo viu o seu fim em 2012, aquando de suspeitas de que o governo cubano estaria a tentar seguir o rasto das mensagens.

Na altura, os utilizadores ficaram sem perceber o que tinha acontecido para que a rede fosse “fechada”. Agora, porém, estarão mais elucidados.

 

CG, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.