EUA aconselham atletas a não usar cores do país fora dos estádios em Sochi

timubl / Flickr

-

Os Estados Unidos aconselharam os seus atletas que vão participar nos Jogos Olímpicos de Sochi, na Rússia, a evitarem usar roupas com as cores do país fora dos estádios devido a ameaças terroristas, informaram as autoridades locais.

O Departamento de Estado confirmou na sexta-feira uma informação avançada pelo jornal Wall Street Journal, segundo a qual o comité olímpico norte-americano pediu aos seus atletas para evitarem usar roupas com as cores nacionais fora dos estádios em Sochi por razões de segurança.

“O comité olímpico dos Estados Unidos discutiu com os seus atletas a forma de se manterem seguros”, explicou a porta-voz da diplomacia norte-americana, Marie Harf, citada pela agência AFP, ao salientar que essas recomendações foram preparadas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O Departamento de Estado emitiu na sexta-feira um novo alerta para a segurança de todos os norte-americanos que participarão nos jogos de inverno, entre 07 e 23 de fevereiro, salientando que tal evento constitui “um alvo atraente para os terroristas” e que “atos terroristas são normalmente perpetrados na Rússia, especialmente no Cáucaso do norte”.

“Os cidadãos norte-americanos deverão permanecer vigilantes e dar provas do seu bom senso e discrição quando utilizarem os transportes públicos”, refere o organismo em comunicado.

As autoridades de Washington manifestaram esta semana a sua preocupação com um aumento das ameaças terroristas contra os jogos de Sochi e o Pentágono enviou meios aéreos e navais, incluindo dois navios para o mar Negro.

Num vídeo divulgado na segunda-feira, islamitas do Cáucaso do norte ameaçaram levar a cabo atentados durante os jogos de Sochi.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.