Estudo revela porque os coalas abraçam as árvores

Erik Veland / Wikimedia

-

Cientistas da Universidade de Melbourne, na Austrália, revelaram que o acto de abraçar as árvores por parte dos coalas serve para ajudar a regular a temperatura do corpo deste adorável mamífero, em particular nos dias mais quentes.

Antes dos resultados deste estudo – que podem abrir caminho para intensificar os esforços na preservação de coalas -, a comunidade científica atribuía os abraços às árvores ao facto de ser onde eles passam grande parte do seu tempo, onde comem e dormem.

A descoberta é da autoria de Michael Kearney, um ecologista da Universidade de Melbourne, e seus colegas, e surge aquando de um estudo sobre como os animais regulam a temperatura do corpo durante as estações mais quentes.

Natalie Briscoe, uma estudante de doutoramento que trabalhou na investigação, começou a recolha de dados e, inicialmente, nada encontrou. Porém, após alguns ajustes no equipamento, descobriu que a temperatura das árvores é muito mais baixa do que a do ambiente. Briscoe observou ainda que os coalas tendem a abraçar acácias, não obstante o facto de se alimentarem das folhas da árvore do eucalipto.

«Com o aumento da temperatura, os coalas iam descendo nas árvores e começavam, verdadeiramente, a abraçar os troncos», afirmou Kearney em declarações à publicação Live Science. «Isso pareceu-nos algo estranho, até que descobrimos que as árvores são um pouco mais frescas», explicou.

Ao abraçarem as árvores, os coalas guardam cerca de 50 por cento da água armazenada, a qual desapareceria devido à respiração ofegante provocada pelo calor. Kearney e a sua equipa concluíram que o acto de abraçar árvores foi essencial para a sobrevivência destes mamíferos. De salientar que os coalas não possuem glândulas sudoríparas e raramente bebem água.

Os pesquisadores prevêm que este comportamento acabará por mudar com o aumento geral das temperaturas.

CG/ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.