/

Estudo afirma que cães e macacos têm sentido moral como os humanos

Um grupo de cientistas da Universidade de Quioto, no Japão, descobriu que os cães e os macacos, tal como os humanos, reagem de forma menos positiva com aqueles que são menos inclinados a compartilhar ou ajudar.

Segundo o estudo publicado na revista Neuroscience & Biobehavioral Reviews, os especialistas realizaram três experiências para analisar como é que os cães e macacos reagem a seres humanos que não ajudam os outros.

Na primeira experiência, um macaco observou situações em que alguém tenta abrir um frasco, mas não consegue, pedindo ajuda a uma segunda pessoa, que algumas vezes ajuda e outras não. Em algumas cenas, havia uma terceira pessoa que apenas observava sem interferir.

Na segunda experiência, o macaco observou duas pessoas que tinham três bolas cada uma. Uma das pessoas pedia emprestadas todas as bolas da outra pessoa, que as entregava. Pouco tempo depois, a primeira pessoa pedia as bolas de volta – em alguns casos, a segunda pessoa devolvia, e em outros não.

A terceira experiência foi quase idêntica ao segundo, mas foi realizada com um cão. Um dos participantes era o dono do cão e a outra era desconhecida.

No final das três experiências, todas as pessoas que tinham participado nas cenas, até o ator passivo, ofereciam uma guloseima ao macaco ou ao cão.

Os especialistas observaram que, em todos os cenários, os animais mostraram-se menos inclinados a aceitar a comida das pessoas que recusaram ajudar a outra pessoa durante a experiência, ou aquelas que não quiseram devolver as bolas recebidas.

Já os atores passivos e aqueles que ajudaram e devolveram as bolas viram mais entusiasmo dos animais diante da oferta de alimento.

Os cientistas japoneses dizem que isso mostra que os macacos e os cães conseguem realizar julgamentos sociais da mesma forma que os bebés, e que isso revela informações valiosas sobre o desenvolvimento da moralidade em seres humanos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.