/

Estudantes estão a criar uma bactéria que come o plástico dos oceanos e o transforma em água

1

Duas universitárias estão a desenvolver uma bactéria capaz de degradar plástico.

Miranda Wang e Jeanny Yao vivem em Vancouver, no Canadá, e estão a desenvolver a ideia desde que estavam no secundário. O objetivo é criar uma bactéria que se alimenta dos resíduos plásticos, devolvendo água e CO2 para os oceanos.

Em 2013, ambas já davam palestras sobre o trabalho, que vem recebendo incentivos financeiros e já ganhou prémios de inovação tecnológica.

O sistema funciona em duas etapas: na primeira, o plástico é dissolvido com o uso de solventes; em seguida, as bactérias entram em ação. A estimativa é que cada litro de solução com bactérias possa remover nove gramas de plástico das águas.

Wang considera o plástico um material essencial e que não será deixado de lado tão cedo, e por isso é tão importante encontrar uma forma de torná-lo biodegradável. Todos os anos, são despejadas oito milhões de toneladas de plástico, e estima-se que em 2050 teremos mais plástico do que peixes nos mares.

As duas empreendedoras vão testar o produto ainda em 2016, e esperam que seja viável comercialmente em até dois anos.

1 Comment

  1. Plástico, essencial? Só se for para ser jogado no lixo e gerar milhões de toneladas em desperdício e ainda por cima faz um mal terrível à saúde e Natureza, e não me acredito que estas bactérias criadas em laboratório sejam benignas para o ecossistema. Só daqui a muitos anos de observação e estudo é que se poderá confirmar se são ou não.
    FIM AOS PLÁSTICOS!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.